O objetivo do furto de um avião em Aquidauana, frustado por equipe do Batalhão de Choque, onde dois bandidos foram mortos em confronto nesta quarta-feira (18), era utilizar a aeronave para o tráfico de drogas. A informação foi dada pelo articulador do crime, José Carlos Neto Cabreira.

Conforme a polícia, José estaria simulando a negociação de uma aeronave com proprietário de uma fazenda na região, mas tudo não passava de um golpe, já que na verdade, os comparsas do articulador, identificados como Rosival Fernandes da Cruz, 42 anos, e José Donizete da Silva, 52 anos iriam render o dono do local e roubar a aeronave.

Mas o que a quadrilha não esperava era que a polícia iria descobrir o plano. Equipes do Choque então se deslocaram até Aquidauana e avisaram os funcionários e o dono da fazenda para todos agirem naturalmente. Os militares ficaram de tocaia aguardando a ação criminosa.

No início da manhã desta quarta, Rosival Fernandes e José Donizete chegaram na propriedade em um veículo VW GOL. No local, passaram a manusear os aviões, foi quando a polícia tentou realizar uma abordagem, mas a dupla atirou contra os militares que revidaram.

Cada um dos bandidos portava um revólver calibre 38. Os criminosos chegaram a ser encaminhados para o hospital de Aquidauana, mas a dupla já estava morta. Já o articulador, José Carlos, foi preso em uma pousada, na Capital. Ele confessou que seria o articulador do grupo e que a aeronave seria usada para tráfico.

Bandidos mortos tinham ligação com quadrilha do Pará

A dupla morta durante confronto com policiais do Batalhão de Choque possuía extensa ficha criminal e ligação com quadrilha de assaltantes do estado do Pará. Além disso, conforme investigação, os dois já tinham roubado um avião em Coxim.

Rosival Fernandes da Cruz já havia sido preso em 2016 pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assalto e Sequestro) durante investigação conjunta a GPE (grupo de Pronto Emprego) da Polícia Civil do Pará.

À época, Rosival foi preso com documentos falsos e admitiu ser comparsa de Oziel Barbosa, 27 anos, envolvido em mais de 50 homicídios e foragido do presídio de Santarém (PA), onde cumpria prisão por tráfico de drogas e roubo. Oziel morreu após atirar contra cinco policiais do Garras e do GPE. O tiroteio aconteceu em uma casa alugada, na Rua Torre do Alto, no Jardim Seminário. Oziel era chefe do “comando classe a” (também conhecido como CCA), que atua na região de Altamira (PA).

Já José Donizete da Silva tinha passagens por furto e estelionato e participou do roubo de um avião em Coxim, na companhia de Rosival.

 

Foto: Divulgação/Batalhão de Choque