A situação dos refugiados haitianos no município de Corumbá é periclitante, define a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). A entidade criou a Comissão Provisória de Acompanhamento dos Refugiados Haitianos que visitou a cidade nos dias 13 e 14 de julho. O relato desta comissão foi divulgado nesta terça-feira, 17 de julho, pela assessoria da entidade. As fotos que ilustram esta matéria foram divulgadas pela comissão e pela jornalista Sylma Lima.

De acordo com o relatório, a situação dos haitianos em Corumbá é gravíssima e mesmo com a solidariedade da comunidade corumbaense foi verificado a necessidade de ações conjuntas e emergenciais do Poder Público. Cerca de 1300 haitianos já entram no Brasil pelo município e esse número tema aumentado todos os dias, pois não param de chegar.

“A quantidade expressiva de haitianos, aliada a uma situação para qual a cidade de Corumbá apresenta, haja vista que repentinamente houve o ingresso numeroso dos haitianos no município, exige a atuação conjunta do Governo Federal, Estadual e Municipal e também a mobilização do próprio Congresso Nacional”, diz um trecho do relatório.

O Presidente da Comissão, Elton Luís Nasser explica que a falta de estrutura do município para atender os haitianos tem gerado preocupação em relação a saúde deles e dos moradores de Corumbá. “A preocupação é em relação a questão do atendimento público aos haitianos. Na rodoviária de Corumbá, por exemplo, eles passam o dia, vários passam a noite e no local existe apenas um banheiro. Nossa preocupação ainda é uma questão de saúde, alguma epidemia que possa gerar uma situação de risco para todos”, disse.

O relatório elaborado será encaminhado para autoridades públicas constituídas de modo que seja dado conhecimento da alarmante situação existente em Corumbá e que sejam adotadas as providências necessárias. “O relatório será colocado em pauta no Conselho Seccional da OAB/MS, será encaminhado ao Conselho Federal e as autoridades públicas. Esse assunto também será levado ao conhecimento do Ministro Raul Jungmann, que estará aqui em um evento. Queremos essencialmente trazer a informação da situação que está acontecendo em Corumbá ao Brasil” concluiu Elton.

O Presidente da OAB-MS Mansour Karmouche elogiou o trabalho da Comissão ressaltando a importância que isso significa para a sociedade. “Pessoas sem esperança e esquecidas pelo mundo hoje têm um sinal de que alguém está olhando por elas e preocupado com a sua sobrevivência”, disse.