Cleir Ortiz Gonçalves, 22 anos, que cumpre pena no presídio que fica no município de Dois Irmãos do Buriti, fez várias selfies e atualizou as fotos em seu perfil do Facebook, de dentro da cela. As imagens aparentemente tiradas de um aparelho celular foram enviadas para o JNE nesta quinta-feira (19). Em uma das fotos, o detento aparece com mais dois “colegas de cela”, sendo eles Marcelo Pereira da Silva, 27 anos e Lanes Fernando Barbosa Pedroso, 26, todos com domicílio em Aquidauana.

O fato foi confirmado pela Agepen – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, via assessoria de comunicação, que informou que já na terça-feira (17) durante vistoria, o celular havia sido apreendido. Em nota, foi informado à reportagem que os internos identificados nas fotos já estão isolados em cela disciplinar, bem como o celular utilizado já foi apreendido e encaminhado para Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (GISP) para perícia e investigações necessárias.

Também foi aberto um processo administrativo disciplinar pela direção do presídio. O uso do celular pelo preso é considerada falta grave, o que altera a sua data base, ou seja, pode ocasionar o maior tempo de permanência na prisão.

A nota ainda esclarece que as vistorias são rotineiras, e recentemente os agentes chegaram a quebrar o piso de uma cela em busca de materiais proibidos. Existe um Serviço de Inteligência que faz o monitoramento para identificar custodiados que utilizam redes sociais. Também será apurado como os detentos tiveram acesso ao aparelho.