A presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Tânia Borges, que assumirá a presidência do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) ainda este ano, é investigada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual por tráfico de influência e tentativa de venda de sentença, informou a edição da noite desta quarta-feira, dia 25 de julho, do ‘Jornal Nacional’, da TV Globo.

Segundo a emissora, Tânia aparece em mensagens com o tenente-coronel da Polícia Militar Admilson Cristaldo Barbosa supostamente negociando algum tipo de influência em julgamento de amigo do advogado Dênis Peixoto Ferrão Filho por corrupção.

Barbosa é um dos PMs presos em operação que prendeu integrantes da corporação acusados de envolvimento com quadrilha de contrabandistas de cigarro e outros objetos. Ferrão, chefe do departamento jurídico do Tribunal de Contas do Estado, é denunciado por lavagem de dinheiro. Tânia é investigada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por usar da função para tentar favorecimento ao filho, Breno Borges, preso por tráfico de drogas.

De acordo com a denúncia da ‘TV Globo’, os promotores descobriram a troca de mensagens entre as partes justamente após apreenderem o celular do PM durante a operação conjunta com a Corregedoria que resultou na sua prisão.Em algumas das mensagens, ele chega a se referir à Tânia como “amor”.

No dia do julgamento, segundo a ‘Globo’, que foi adiado inicialmente porque um dos desembargadores pediu vistas do processo, Barbosa e Ferrão acompanharam a votação em tempo real. O advogado teria se queixado do voto de um dos magistrados e, com o símbolo de um cifrão, representante comum a dinheiro, ele respondeu que “tudo se resume a isso meu amigo, ela avisou,. Diz para arranjar pelo menos a metade.”

As imagens da conversa, através de um aplicativo de celular, foram exibidas pelo ‘Jornal Nacional’. Em outra delas, Tânia supostamente diz a Barbosa que “novo adiamento (do julgamento) serviria para dar tempo de arranjar o do coleguinha.” Seria uma referência a pagamento de quantia em dinheiro.

O caso também deverá ser investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Corregedoria do Tribunal de Justiça e pelo próprio CNJ, já avisados do caso.

O advogado de Tânia, André Borges, negou as acusações mostradas pela ‘Globo’. “A desembargadora nega esses fatos com veemência, nada tendo a ver com eles, dispondo-se a prestar contas de suas condutas imediatamente perante as autoridades competentes, inclusive entregando o celular para perícia. Trata-se de absurdo completo, ainda mais porque diz respeito, mais uma vez, a lamentável e criminoso vazamento de assunto sigiloso”, disse.

 

*As informações são do Site Página Brazil