Mesmo com a pouca idade, o boxeador Willian Heleno Ferreira, 15 anos, sempre mostrou que não teria medo de levar golpes duros nos ringues. Ele começou a praticar boxe quando tinha 12, na Associação Aguilera’s, com sede em Anastácio, onde sempre mostrou vocação para a modalidade. Prova disso é que o adolescente está prestes a encarar o maior desafio de sua precoce carreira, o Campeonato Brasileiro de Boxe.

Willian é um dos frutos do trabalho da antiga Tong Long, hoje denominada Associação Aguilera’s de Boxe, que se tornou uma grande referência nos municípios de Aquidauana e Anastácio, cumprindo um importante papel social e ajudando a formar novos campeões.

O trabalho é resultado de uma paixão familiar pelo boxe que passou do pai, Desiderio Aguilera, para a filha, Ingleds Aguilera. A dupla tem um longo currículo esportivo de títulos, guarda os troféus como lembrança e se dedica em não apenas ensinar a prática esportiva, mas ajudar a quem precisar, como é o caso do adolescente, terceiro atleta da equipe a conseguir o feito de alcançar classificação para a disputa do Campeonato Brasileiro.

“Desde que entrou, o Willian já mostrou que tinha talento e futuro no boxe, o que ajuda muito é que começou cedo. Hoje, ele é referência em nossa academia. Depois do Weslley, é o nosso melhor atleta, com uma humildade e simplicidade incrivel”, elogia a treinadora Ingleds, referindo-se, também, a Wesley Ramos, outro boxeador da Associação Aguilera’s que já disputou o Campeonato Brasileiro e transmite experiências importantes para os novos atletas formados.

Willian foi o grande campeão e destaque do Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe 2018, que aconteceu neste mês de julho. Na luta final, o adversário dele desistiu por conta própria, no terceiro round, após o árbitro do combate abrir contagem.

Com a vitória, ele chegou ao bi do Circuito, além de ser tricampeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense e estar na luta pelo tetra estadual neste ano. O desempenho de alto nível o qualificou para integrar a Seleção Estadual Cadete e Elite Feminino que viaja para disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade, em Cuiabá, de 04 a 12 de agosto.

Nível alto

Por ser um dos eventos mais importantes da modalidade, o Campeonato Brasileiro é de ingresso restrito e um dos grandes objetivos para todo pugilista. Sabendo das dificuldades que irá encontrar, Willian vem se preparando todos os dias da semana, em busca de corrigir erros e acertar detalhes importantes para participar da disputa.

“Essa é uma das competições mais difíceis para os pugilistas, tanto para entrar na Seleção quanto pra lutar. Muitos atletas de nível bom. Só de nós termos atletas nesse nível indo disputar ja é uma vitória, mostra a capacidade dos nossos atletas do interior e da nossa equipe”, exalta a professora Ingleds, lembrando do fato de Willian ser o terceiro pugulista da equipe a conseguir a vaga no certame nacional. Para as competições que disputa, ele tem contado com o apoio do prefeito de Anastácio, Nildo Alves (PSDB), e do vereador Raphael Albuquerque (PTB).

Prestes a completar 16 anos – o aniversário será no dia 22 de agosto -, o adolescente terá no Brasileiro uma de suas últimas disputas na categoria Cadete. A partir do próximo ano, Willian passará a integrar a categoria Juvenil, na qual deverá encontrar desafios ainda mais duros em sua carreira.

O grande sonho do atleta é conseguir uma vaga na Seleção Brasileira de Boxe, e o primeiro caminho para isso já foi dado, com a vaga no Campeonato Brasileiro. O próximo passo é continuar se destacando e superando os obstáculos que aparecerem pela frente, mostrando que segue disposto a encarar os golpes duros e se tornar um nome de sucesso dentro dos ringues brasileiros e internacionais.

 

*As informações são do jornalista Aníbal Placêncio

Fotos: Arquivo Pessoal