A jovem policial militar aquidauanense Giovanna Maidana, 23 anos, participou do 1º Curso Internacional de Capacitação de novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, (PROERD) que é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os Estados do Brasil por Policiais Militares devidamente selecionados e capacitados.

A capacitação foi realizada em Ponta Porã com participação efetiva de policiais da Polícia Nacional do Paraguai. Foram 42 vagas, sendo 02 vagas para policiais militares da Capital, 19 vagas para policiais militares do interior do estado, 01 vaga para policiais de outros estados e 20 vagas para a Policia Nacional do Paraguai.

A soldado Maidana, que compõe o efetivo do 7° Batalhão de Polícia Militar com sede em Aquidauana, foi a única PM do município a participar da capacitação. O curso teve início no dia 23 de Julho e o grande diferencial foi a participação efetiva de policiais da Polícia Nacional do Paraguai  junto aos Policiais Militares de várias cidades do Estado de Mato Grosso do Sul. A aula inaugural aconteceu no Anfiteatro Municipal de Pedro Juan Caballero e contou com a presença de várias autoridades, entre elas Coronel Waldir Acosta (Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul), Comissário Principal Lezcano (Comandante da Polícia Nacional do Paraguai no Departamento de Amambay) e o Coronel Tonny Audry Lima Zerlotti (Coordenador Estadual do PROERD no MS).

Num total de 80 horas, o grupo discutiu estratégias pedagógicas para levar aos jovens os conhecimentos necessários para a formação de pensamentos críticos e tomadas de decisões conscientes. O curso tem como objetivo capacitar os policiais para que possam atuar nas escolas, levando a metodologia do PROERD não só no combate às drogas e à violência, mas preparar as crianças para as escolhas da vida, para que elas tenham ferramentas apropriadas para que façam as melhores escolhas.

Durante duas semanas, os participantes receberam instruções teóricas e práticas que serão aplicadas a alunos da educação infantil e anos iniciais, 5º e 7º anos das escolas públicas. A capacitação tem como facilitador o Major Lima, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do Curso Internacional de Formação de Instrutores do PROERD, que ministra o curso em Ponta Porã pela primeira vez.

Com a formação dos novos instrutores, tanto brasileiros quanto paraguaios, pretende-se ampliar o atendimento às escolas e contribuir para prevenir, desde cedo, o uso de drogas e envolvimento com a violência. A expectativa da soldado Maidana, que atua em Aquidauana, é que possa cooperar na diminuição da inserção dos jovens no mundo das drogas, orientando-os para que tomem decisões corretas diante de várias situações da vida, em um trabalho integrado entre a Polícia Militar e a comunidade, através da escola, coordenadores, professores, alunos e pais.

Em suas redes sociais a jovem publicou a satisfação de participar da capacitação. “Tenho o maior prazer em dizer que esse curso foi um marco em minha vida. Deus cuidou de cada detalhe e me fez entender coisas sobrenaturais, a Ele toda honra e toda Glória. Momentos inesquecíveis e abençoados, onde conheci amigos-irmãos,brasileiros e paraguaios , unidos em uma só missão : Drogas não! Foram 14 dias longe daqueles em que amamos, o frio,cansaço,a saudade e dentre outras coisinhas, mas isso não foi empecilho para concluir com louvor um curso, um sonho, uma meta! Agora é real, remangar a camisa e ir adiante! PROERD és fantástico! Melhor curso,com os melhores mentores, pedagogas e um facilitador magnífico! Obrigada a todos!”