Dos 36,3 mil candidatos que concorrem as 450 vagas ofertadas pelo governo de Mato Grosso do Sul para ingressarem na Polícia Militar – 388 para patentes de soldados e 62 para oficiais – 17 mil inscritos vieram de outras cidades de MS e 9 mil de outros estados, informou Édio de Souza Viegas,  chefe da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização. O secretário aposta num baixo índice de abstenção.

As provas aconteceram na manhã deste domingo (12) em cinco universidades, em Campo Grande e duas em Dourados. Cálculos de Viegas indicam que este certame é o que mais atraiu candidatos na história da PM em MS. “Veio gente de diversas partes do país, como Bahia, Mato Grosso e Rio de Janeiro. A boa estrutura do Estado e o bom salário pago em dia cativou o interesse dos concorrentes”, afirmou o secretário.

O baixo nível de abstenção, segundo Viegas, tem a ver com uma superoperação que a PM impôs no trânsito, em vias situadas aos arredores dos locais das provas e pelo forte esquema de fiscalização dentro das universidades. “A segurança é para garantir lisura no concurso. Isso defende igualdades aos concorrentes. Além disso, disponibilizamos uma forte estrutura de inteligência para evitar fraudes”, disse o secretário.

Desde as 6h da manhã, 250 PMs atuaram pela agilidade com segurança no trânsito. E ao menos mil pessoas ficaram dentro das universidades agindo na fiscalização.

Em concursos anteriores, os candidatos se queixavam que não conseguiam chegar a tempo por enfrentarem demorados engarrafamentos no caminho que conduzia às provas. O índice de abstenção deste certame será divulgado até quarta-feira.

Viegas disse ainda que o concurso em questão será homologado neste ano e os aprovados convocados em janeiro de 2019. Os soldados, cujo salário gira em torno de R$ 3,8 mil, formam-se em até 11 meses, período que são submetidos a avaliações em academia. Já os oficiais, com salários de R$ 7 mil, ficam aptos à missão militar em quatro meses.

Na Uniderp da Avenida Ceará, onde 11 mil candidatos faziam as provas nesta manhã, apenas dois candidatos foram notados chegando atrasados, um deles veio de Corumbá.

 

*As informações e foto são do Top Mídia News