Militares da Policia Militar Ambiental (PMA) de Mundo Novo, autuaram na tarde de quinta-feira (30), uma empresa mineradora, que funcionava sem a licença ambiental, no município de Tacuru-MS, no km 26 da estrada velha que liga este município a Paranhos-MS.

Segundo a PMA, a empresa infratora realizava a retirada por uma draga instalada no leito do córrego Puitã, com canos levando o material até um depósito à margem do curso d’água. Havia, inclusive, degração da área de proteção permanente (APP) do córrego.

Com esta, é a terceira vez, que a empresa, com sede em Amambai é fechada pela PMA, retirando areia do leiro do mesmo córrego. A draga e máquinas foram apreendidas e as atividades foram interditadas.

A empresa foi autuada administrativamente e multada em R$ 10 mil. Os responsáveis pela infração responderão por crime ambiental de funcionar atividade poluidora sem licença, que tem pena de detenção de um a três anos e por degradar área de preservação permanente (APP), com pena prevista de um a três anos de detenção.

A empresa foi notificada a apresentar um plano de recuperação da área degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental estadual.