Na tarde desta quarta-feira (19) o prefeito Odilon Ribeiro realizou a entrega de mais uma Unidade de Suporte Básico, que atenderá a população de Aquidauana e Anastácio, pelo serviço de pronto atendimento do SAMU 192.

O veículo zero km, da marca Mercedes Bens, foi conquistado pela coordenação do SAMU por meio de projeto junto ao Ministério da Saúde, sendo destinado à Aquidauana sem custo nenhum para a prefeitura.

“Em tempos de crise financeira no país, aqui em Aquidauana, entendemos que precisamos ajudar o prefeito Odilon na administração da cidade e no cuidado com as pessoas, por isso montamos esse projeto, foi aprovado e o Ministério da Saúde mandou uma ambulância moderna e que vem fortalecer o trabalho do SAMU no atendimento de urgência e emergência”, explicou a coordenadora do SAMU de Aquidauana, Eloísa Dionísio da Silva.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Moraes, Aquidauana foi a única cidade de Mato Grosso do Sul a receber uma ambulância com qualidade técnica e moderna como essa entregue ontem. “Somente Aquidauana foi contemplada no Estado todo, graças ao empenho e dedicação da equipe e a situação adimplente do município”, detalhou o secretário.

Segundo o prefeito Odilon, este é mais um ato que comprova o compromisso do governo em elevar a qualidade do serviço prestado a todo população, principalmente, nos atendimentos de saúde.

“Salvar vidas não tem preço! Todo e qualquer investimento que conseguirmos fazer na administração para melhor equipar a nossa rede de saúde e atender com melhor tempo de resposta vamos fazer”, afirmou.

Na ambulância, a equipe especializada do SAMU também conta com desfibrilador automático (DEA), que foi adquirido na gestão do prefeito Odilon Ribeiro e que agora fica instalado na nova ambulância, garantindo agilidade para os procedimentos cardiorrespiratórios.

“O prefeito Odilon Ribeiro e o secretário de Saúde Dr. Eduardo não mediram esforços para aquisição do DEA e da nova ambulância. Inclusive, já salvamos duas vidas recentemente graças a esse novo aparelho”, afirmou Eloísa.
O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência, prestando socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas.

SERVIÇO – Em Aquidauana, o SAMU fica localizado nas dependências do Hospital Regional, com viatura e equipe de plantonistas 24 horas para atender a população de Aquidauana e Anastácio, que acionam o serviço pelo telefone 192.

 

Fonte e Foto: AGECOM