No mês da árvore, Projeto Florestinha de Aquidauana realiza diversas atividades ambientais

Dia 21 de setembro foi comemorado o Dia Internacional da Árvore e a Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, por meio do Projeto Florestinha, realizou na última semana diversas atividades de Educação Ambiental no município.

As crianças atendidas pelo projeto realizaram uma blitz educativa na Rua Bichara Salamene, para conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de um meio ambiente equilibrado. Os pequenos policiais também falaram sobre a dengue.

O grupo também distribuiu mudas de árvores, que foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aos moradores dos Bairros Serraria e São Cristóvão, em referência ao Projeto “Plante uma Árvore”. As crianças também visitaram a Escola Especializada “Mundo Feliz” Pestalozzi de Aquidauana no dia 21, onde os alunos da Instituição estavam realizando uma Feira de Ciências, onde levaram um pouco de conhecimento sobre Educação Ambiental e prestigiaram os trabalhos que estavam em exposição.

O comandante da Polícia Militar Ambiental em Aquidauana, tenente Anderson Ortiz, considera extremamente proveitoso o trabalho desenvolvido pelas crianças do Projeto Florestinha com a população, em defesa das questões ambientais. Segundo ele, a prevenção é sempre mais importante do que a repressão, em especial nas questões ambientais.

“Por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária, mas com este trabalho, a necessidade de reprimir será menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e consequentemente melhor qualidade de vida”, destacou o comandante.

O projeto Patrulha Florestinha, da Polícia Militar Ambiental, atende em Aquidauana 50 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em parceria com a Prefeitura. Dentro do projeto, que é coordenado pelo Sargento Laércio, os alunos tem reforço escolar, participam de atividades militares, físicas e a conscientização ambiental, visando reforçar a importância de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, defende-lo e preserva-lo para o uso presente e futuras gerações, tornando-os protagonista de suas ações junto a sua comunidade.