São cinco anos em que ninguém teve forças para tirar o título do Seduc, período no qual o Colorado anastaciano saiu de campo derrotado apenas duas vezes. Com números impressionantes, a equipe do técnico Branco manteve a escrita vitoriosa e conquistou o penta do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-17 ao empatar em 1 a 1 com o Cena, na tarde deste domingo (23), no Estádio Andradão, em Nova Andradina, após ter vencido o jogo de ida por 2 a 1.

Os donos da casa, que chegaram à decisão deste ano com a vantagem de jogar por pontuação e saldos iguais ao final dos dois confrontos, abriram o placar no fim do primeiro tempo – gol anotado por Sanabria, em cobrança de pênalti. O resultado que ia garantindo o título do Cena se prolongou até os 37 minutos do segundo tempo, quando Léo Mello anotou o gol de empate para o Seduc, que segurou o resultado de 1 a 1 e comemorou o título de maneira invicta.

Em nove jogos do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-17 2018, o Colorado anastaciano somou sete vitórias e dois empates, 31 gols marcados e apenas cinco sofridos. O pentacampeonato faz o Seduc ampliar ainda mais o posto de maior hegemonia da história do futebol sul-mato-grossense, superando o tricampeonato profissional do Operário (entre 1979 e 1981) e dois tricampeonatos Sub-20 do Cene (entre 2000 e 2002 e entre 2004 e 2006).

Fora de campo, o time de Anastácio colhe os frutos do trabalho desenvolvido há mais de três décadas pelo presidente Wilson Araújo Santana e toda a diretoria seduquense, com estrutura reconhecida nacionalmente. Dentro do gramado, as equipes responsáveis pelo penta vão se renovando à medida em que os jogadores expiram a idade da categoria, mas a qualidade técnica e tática permanece intacta sob o comando do técnico Branco. Craque dentro de campo, ele encerrou a carreira profissional em 2014 e repetiu o sucesso como treinador, estando à frente do Seduc em toda a jornada do penta.

Com o domínio, o Colorado anastaciano se tornou o 36º colocado no ranking de futebol de base no Brasil, o primeiro de Mato Grosso do Sul, o que o credenciou a representar o Estado na última edição da Taça BH – maior competição da categoria no País. E cumprindo à risca o objetivo de ampliar sua galeria de troféus e revelar novos talentos para o futebol brasileiro e mundial.

*Colaborou Aníbal Placêncio