Preocupados com a problemática sobre o abandonos de animais, alunos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, do campus de Aquidauana, desenvolvem um projeto que trata de ações sociais para a conscientização da população aquidauanense para o não abandono de animais.

Com a campanha “Não abandone quem sempre esteve ao seu lado. Animal não é brinquedo! Sente fome, frio e medo”, os futuros zootecnistas saíram às ruas neste mês de outubro e percorreram o Bairro São Francisco e Vila Quarenta, para orientar os moradores sobre a posse responsável. Os acadêmicos contaram com a parceria do Laboratório de Entomologia e Controle de Vetores, para fazer a vacinação antirrábica durante as visitas.

Segundo o professor do curso e orientador do projeto, Tiago Pasquetti, a ideia iniciou ainda em 2015, resultando da observação de um grande número de cães, gatos e equinos nas ruas da cidade, os quais muitas vezes transitam em meio aos veículos, podendo causar acidentes de trânsito, agredir as pessoas, além de serem vetores de algumas doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos.

Há aproximadamente um ano, reportagem do JNE divulgou dados do projeto, apontando registros do Laboratório de Entomologia, onde desde o mês de fevereiro até agosto de 2017, foram sacrificados 430 cães positivos para Leishmaniose, em Aquidauana. A Leishmaniose é transmitida por insetos vetores (chamado popularmente de “mosquito palha”), que se contaminam ao picar pessoas e animais infectados e transmitem, posteriormente, às pessoas e animais sadios. Devido à forma de transmissão, animais soltos nas ruas estão mais susceptíveis à contaminação, proliferando de forma mais rápida a doença, o que justifica as ações de conscientização da população ao não abandono dos animais.

Mas o professor Tiago alerta que a saúde pública, riscos de acidentes e agressões não são as únicas preocupações. “Os animais, assim como os seres humanos, sentem fome, frio e medo. Portanto, na condição de indivíduos com capacidade de raciocínio, digamos que, superior aos animais, nós seres humanos, devemos ser um pouco mais humanos. A solução para a grande maioria dos problemas que enfrentamos hoje em nosso país, se chama educação. E é neste contexto que pretendemos conduzir este projeto, educando a população para que não abandonem os animais e conscientizando-os quanto à ‘Guarda Responsável’”.