Na última quinta-feira (18) os Peritos Papiloscopistas lotados no Núcleo Regional de Aquidauana, Erika Gehre Dantas Torres, Giselia Subtil Maldonado, Roberto Loureiro Junior e Weverton Maciel de Queiroz, foram homenageados pela Câmara Municipal, pelos relevantes serviços prestados à sociedade aquidauanense. A proposta da Moção foi do vereador Cláudio Alviço.

O parlamentar levou em consideração que a profissão de Perito Papiloscopista é desconhecida pela maioria da população, desconhecendo até mesmo a nomenclatura e confundindo as atribuições. O vereador reforçou que a carreira é de extrema importância para a sociedade, desde a confecção de uma carteira de identidade, coletas de digitais em locais de crimes, até a elaboração de retratos falados e a identificação de cadáveres.

Em nossa região casos importantes foram solucionados graças ao trabalho e empenho destes policiais. Resultados muitas vezes não divulgados por motivo de segurança, como por exemplo, a identificação do autor do furto de um violão, que para o criminoso o objeto era tão insignificante que ateou fogo no instrumento após o delito, mas para a vítima era uma relíquia, pois havia ganhado do cantor e compositor Almir Sater. Graças ao trabalho da papiloscopia, chegou-se a autoria por conta da impressão da palma da mão do autor na cena do crime.

Outros casos de grande relevância em que a perícia papiloscópica atuou, foi no caso do comerciante Ronaldo, ocorrido no município de Anastácio, que por um fragmento de uma impressão digital revelada no local do crime, rapidamente ajudou as forças policiais a chegar a um dos autores, identificando assim o restante dos envolvidos. A atuação da equipe também foi de muita importância no caso do assassinato da advogada Clarinda Tamashiro, pois mesmo com a apreensão do menor em flagrante, foi necessário para a Justiça a materialidade e provas científicas incontestáveis da autoria do fato, comprovada pela perícia minuciosa no local.

Peritos de Aquidauana na Força Nacional

Dois peritos dos quatro que foram homenageados, já atuaram na Força Nacional. Weverton entrou para a Força Nacional em novembro de 2016, onde ficou à disposição do Governo Federal, atuando na perícia no Estado do Rio Grande do Sul. Já Giselia foi uma dos 9 mil profissionais convocados pela Força Nacional, para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Gisa, como é conhecida, também foi convidada a ir para São Paulo ministrar aulas para Policiais Militares, integrantes da Força.

A perita também se destacou na região norte do Brasil.  No início de 2017, Giselia foi enviada à Aracaju (SE) para realizar um diagnóstico da perícia criminal daquele Estado, com o objetivo de dar início ao Plano Nacional de Segurança Pública de Combate a Homicídio, do Ministério da Justiça. Posteriormente, foi mobilizada para atuar em Natal (RN), considerada uma das capitais mais violentas do país.

Em Natal, atuou em parceria com os peritos do Sergipe, prestando apoio técnico operacional, confecção de laudos de demandas reprimidas e confecção de laudos de perícias requisitados diariamente, desta forma, a Papiloscopista Giselia pôde auxiliar o Instituto Técnico Científico (ITEP-RN) a atingir as metas e diretrizes operacionais e administrativas traçadas pela gestão.