Em uma sessão administrativa da última terça-feira (23), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou 15 pedidos de envio de forças armadas para 356 localidades do país no segundo turno das Eleições 2018, que será realizado no próximo domingo (28). Ainda na sessão foi deferido por unanimidade, requisições de onze Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Os militares irão trabalhar para garantir a normalidade da eleição, para que todos possam ter o livre exercício do voto sem qualquer tipo de preocupação. Os estados que receberão reforço na segurança são: Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, esclareceu que foram feitas adequações em relação ao 1º turno, que havia sido aprovado o envio de forças armadas para 513 localidades, com a readequação, 157 locais não contarão com o efetivo dos militares.

A atuação das forças federais nas eleições é uma medida que está prevista no inciso XIV do artigo 23 da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). As solicitações aprovadas pelo TSE na sessão da última terça-feira (23) foram encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.