Com a aceitação do juiz federal Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça a pedido do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), a vaga na 13ª Vara Federal deve ser assumida, temporariamente, pela juíza federal Gabriela Hardt.

Hardt será responsável por todos os processos antes acompanhados por Moro, até que o juiz titular assuma o cargo por meio de concurso interno a ser realizado.

Gabriela já havia substituído Sergio Moro em 2015, e foi responsável pela determinação de quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro José Dirceu, um dos envolvidos na Lava Jato. Em maio deste ano, Hardt expediu o mandado de prisão de Dirceu, também em substituição a Moro durante uma viagem do juiz para fora do país.

 

Quem é Gabriela Hardt

Nascida em Curitiba, Gabriela se formou em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e, em 2007 foi aprovada no concurso para juíza.

Em 2009, Hardt foi designada para assumir a Vara Federal de Paranaguá, litoral do Paraná. Depois de 5 anos, Gabriela retorna à Curitiba para exercer a função de juíza substituta na 13ª Vara Federal, onde atua Sergio Moro.

A 13ª Vara Federal de Curitiba ficou conhecida no Brasil todo pelo fato de ser onde corre o processo da Lava Jato, considerada a maior operação contra a corrupção no país.