Durante o final deste mês de novembro até o próximo dia 10 de dezembro, em todo o mundo, na internet, na televisão e nas ruas acontecerão atividades alusivas à campanha “16 Dias de Ativismos pelo fim da violência contra a mulher”.

A Prefeitura de Aquidauana entrou na luta nessa causa e por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) também estará realizando ações nesses 16 dias de ativismo. As atividades começaram na segunda-feira (26). Nesta terça-feira (27), logo cedo, as técnicas dos CRAM receberam um grupo de mulheres para uma palestra sobre o combate à violência contra a mulher, feminicídio e formas de violência.

“É uma mobilização mundial para acabar com todos os tipos de violência contra a mulher, milhares de vítimas sofrem algum tipo de violência em nosso país e em todas as partes do mundo. Em Aquidauana, não estamos imunes a essa situação. Temos inúmeras mulheres que já foram vítimas e muitas outras que sofrem violência, por vezes, estão caladas e com medo ou não sabem como pedir ajuda”, explicou Luciana Campelo, assistente social do CRAM.

O Brasil é o 5º país do mundo no ranking desse tipo de violência. Com isso, buscando dar maior visibilidade aos canais de ajuda, de denúncia e alcançar mais mulheres com informações e ajuda, o CRAM de Aquidauana promoverá nesses 16 dias de ativismo vários ciclos de palestras na cidade e nos distritos. As palestras também oportunizam um momento para as mulheres tirarem dúvidas, conversarem com a equipe do CRAM e, até mesmo, pedir ajudar se estiverem sofrendo algum tipo de violência.

Confira os locais e datas e programa-se para participar: dias 28, 29 e 30/11 – Palestra no CRAM para beneficiárias do Bolsa Família; 03/12 – 8 horas – palestra no CRAS II da Nova Aquidauana; 05/12 – 8 horas – palestra no CRAS I da Vila São Pedro; 06/12 – 8 horas – palestra em Camisão e Piraputanga com beneficiárias do Vale Renda; 07/12 – 8 horas – palestra em Cipolândia com beneficiárias do Vale Renda; 10/12 – 8 horas – palestra na ESF José Vória, com pacientes e beneficiárias do Vale Renda.

SERVIÇO – Mais informações sobre as campanhas de combate à violência contra a mulher ou demais serviços ofertados pelo CRAM de Aquidauana, os interessados podem procurar a sede do CRAM, na Rua Antônio Nogueira, 818, bairro Alto, ou pelo telefone: 67 – 3241 – 7376. O horário de atendimento do CRAM de Aquidauana é de segunda a sexta-feira, das 07 às 11h e das 13h às 17 horas.

 

Fonte: AGECOM