Os profissionais em enfermagem da Santa Casa de Campo Grande anunciaram uma paralisação por tempo indeterminado, a partir das 12h desta terça-feira (8). A paralisação será de 70% do efetivo, que conta com 1.400 profissionais. A categoria denuncia descaso do hospital que não efetuou o pagamento integral do 13º salário e não tem previsão para efetuar o salário da folha dezembro.

O presidente do SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, destaca que a categoria está cansada do descaso. “Esses trabalhadores são chefes de famílias, tem suas responsabilidades financeiras para sobreviver, muitos tem filhos, tem materiais e matrículas para pagar em janeiro, todo esse descaso do poder público e do hospital em não solucionar o problema gera grande danos psicológicos nesses profissionais”, critica.

Atrasos

Apenas 70% do valor do 13º salário foi pago aos trabalhadores, os 40% restantes seria parcelado, ainda assim, o hospital informou ao sindicato que não há previsão para o pagamento da primeira parcela e do salário de dezembro que vence hoje,  5º dia útil do mês, sob a justificativa de falta de repasse de verbas federais, municipais e estaduais.

Paralisação

A paralisação será por tempo indeterminado até que os pagamentos sejam efetuados na conta dos trabalhadores.