Foguetório na entrada dos jogadores no gramado, arquibancada com bom público (embora abaixo do esperado), turma do alambrado reagindo a cada lance a favor ou contra, moradores da Vila Noroeste reforçando a torcida na mureta que divide o estádio e as residências, equipes de rádio eternizando a história da partida, “Sheik do Pantanal” enrolado em sua bandeira… O torcedor do Aquidauanense que se acostumou com os tempos de ouro do clube voltou a testemunhar todos os ingredientes anteriores e muito mais na tarde deste sábado (19), no Estádio Municipal Mário Pinto de Souza, o Noroeste, no retorno à Série A do Campeonato Sul Mato-Grossense de futebol, quase cinco anos após o rebaixamento. Dentro de campo, o Azulão correspondeu às expectativas e venceu o Operário Atlético Clube de Dourados, 3 a 2, com direito a virada, naquele que foi considerado o grande jogo deste primeiro dia de competição.

Antes do duelo, o técnico do Aquidauanense, Mauro Marino, destacou a importância de iniciar com uma vitória em casa, mas alertou para os obstáculos ao longo do campeonato, principalmente em início de temporada. A previsão de dificuldade se confirmou logo aos 11 minutos da etapa inicial, quando Agostinho aproveitou uma bola espirrada, chutou de fora de área e acabou surpreendendo o goleiro Diego, que foi encoberto e não conseguiu evitar o primeiro gol do time douradense. Em desvantagem no marcador, o Azulão saiu mais incisivo para o jogo e chegou ao empate aos 18 minutos, em cabeçada certeira de Rodrigo depois de cobrança de escanteio. A virada dos mandantes veio ainda no primeiro tempo, aos 32, em pênalti convertido pelo camisa 10 Wellyson Santana.

Com o tempo nublado e uma rápida garoa, apesar da temperatura elevada, o jogo seguiu disputado em um bom ritmo na etapa complementar. Quando o relógio marcava apenas dois minutos, Agostinho escapou da marcação, aproveitou cruzamento vindo do lado esquerdo e completou de primeira, de chapa, marcando o segundo dele no duelo e deixando tudo igual no placar: 2 a 2. Visivelmente satisfeito com o empate, o Operário de Dourados tentou segurar mais a partida e chegou a levar cartão amarelo pela demora na cobrança de um tiro de meta. No entanto, a representação douradense não conseguiu segurar o ímpeto dos mandantes e do técnico Mauro Marino, que gesticulava a todo momento à beira do campo. Novamente no jogo aéreo, aos 33, Peterson bateu escanteio na cabeça de Rodrigo, que “testou” firme, anotou o segundo tento dele e decretou a estreia com vitória do Aquidauanense: 3 a 2, placar final.

O curioso é que ao final do confronto, o próprio Rodrigo admitiu que a cabeçada não é a sua especialidade, mas celebrou os dois gols que ajudaram o Azulão no triunfo. Na próxima rodada, já na quarta-feira (23), o time de Aquidauana terá pela frente o Urso, às 16h, novamente no Estádio Municipal Mário Pinto de Souza. Já o Operário de Dourados enfrentará outro desafio como visitante, agora diante do Águia Negra, na mesma data, às 20h10.

Regulamento

Pelo regulamento do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2019, os participantes se enfrentam em grupo único na primeira fase, em apenas um turno. Os quatro últimos serão rebaixados para a Série B. Já os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final (1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º), nas quais se enfrentarão em confrontos de ida e volta. As semifinais e a final ocorrerão nesse mesmo sistema de disputa, ou seja, jogos da primeira perna na casa dos times de pior campanha e jogos da segunda perna no estádio das equipes que tiveram pontuação maior. O campeão e o vice garantem vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil 2020. Com o regulamento, a intenção da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) é reduzir para oito o número de times na próxima edição da competição estadual.

 

Texto: Aníbal Placêncio/Expresso MS