Um repórter freelancer foi detido na manhã desta segunda pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipe de MS, por uso de um drone irregular em Brumadinho. O homem, F.K.S.E, de 36 anos, foi detido em flagrante enquanto tentava realizar imagens da área atingida pela tragédia sem a devida autorização e em espaço aéreo restrito.

Durante o trabalho das aeronaves de resgate, o drone foi detectado e seu operador foi detido por agentes da PRF que estavam trabalhando em helicóptero próximo ao local. Ao perceber a aproximação da aeronave da PRF, o homem tentou sair do local, mas foi detido de posse do drone que voava em local restrito às equipes de resgate.

O repórter informou aos agentes PRF que veio do Rio de Janeiro para fazer imagens aéreas do local atingido. Ele foi detido em flagrante e poderá responder por atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo, além de levar perigo para a vida ou saúde de outrem.

Devido a seu tamanho pequeno, um drone é de difícil visualização por demais aeronaves. Seu uso irregular pode levar a danos em aeronaves e em seus tripulantes. O drone foi apreendido e encaminhado juntamente com o fotógrafo para a Polícia Civil de Brumadinho.