O dia do zelador é 11 de fevereiro, mas foi comemorado nesta terça-feira, 12, por uma escola privada da cidade de Anastácio a conscientizar seus alunos sobre a importância deste profissional e manter a escola limpa mesmo tendo o zelador e também a cuidar do ambiente em casa.

O dia para os pequenos foi atípico, todos colaboraram com a organização das salas de aula. As professoras mostraram a utilidade de cada item de limpeza, como vassoura e rodo e reforçaram que é importante cada um ajudar os pais em casa. Além de valorizar o trabalho da zeladora da escola,  as crianças são conscientizadas em relação ao meio ambiente, à sustentabilidade e também acerca da responsabilidade da limpeza e do descarte correto do lixo.

Benício Carlos dos Santos Figueiredo, 4 anos, filho da jornalista e fotógrafa Arumi Figueiredo, que fez o registro dos pequenos, estuda na escola e adorou a atividade. A mamãe contou que em casa Beni, como é chamado, já mudou os hábitos, recolhendo o lixo, organizando os brinquedos, um reflexo da atividade desenvolvida. A iniciativa mostra que educação não deve se limitar a apenas informar, mas sim colocar em prática o que é ensinado, promovendo assim mudanças no comportamento dos estudantes.

A escola é, muitas vezes, a extensão de casa principalmente para as crianças na educação infantil. Os hábitos e as manias que elas têm em casa são repetidos na escola e, por isso, é importante que alguns hábitos sejam reforçados. Por isso, é essencial que algumas ações sejam incentivadas e colocadas em prática.

Zelar, cuidar, limpar e organizar. O papel dos zeladores são muitos, mas que se resumem em um objetivo: preservar o bem. A data celebra os profissionais que trabalham em escolas, hospitais, empresas e demais instituições, ajudando a manter a organização e limpeza dos espaços, sejam eles públicos ou privados. Arumi conta que, a zeladora da escola do seu filho não só cuida da limpeza e organização, mas também zela por cada criança que estuda no local, onde é visível o carinho e respeito com que cada um é tratado.

Crianças e a diretora da escola parabenizando a profissional que cuida do local