O município de Aquidauana recebeu do Governo do Estado nesta quinta-feira, 14, duas patrulhas mecanizadas e sacas de milho e feijão para atender a agricultura familiar e as comunidades indígenas.

A solenidade de entrega aconteceu em Aquidauana, no Parque de Exposições, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do prefeito Odilon Ribeiro, que juntamente com caciques, vice-prefeita Selma Suleiman, vereadores aquidauanenses, lideranças indígenas e do Assentamento Indaiá receberam para o município os dois tratores 85 cv, 02 distribuidor de calcário, 02 grades aradoras, 02 carretas agrícolas, 02 grades niveladoras e 02 rotoencanteirador e 02 pás concha traseira.

Essas máquinas e equipamentos para Aquidauana foram adquiridos por meio de emendas parlamentares do ex-senador Waldemir Moka, do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado Zeca do PT, com contrapartidas do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Estiveram prestigiando a entrega dos equipamentos, em Aquidauana, o deputado estadual Felipe Orro, o diretor-presidente da Agraer – André Nogueira Borges, o secretário especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos – Pedro Chaves, prefeitos, vereadores e lideranças indígenas e de assentamentos das cidades contempladas com maquinários Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda e Nioaque.

O prefeito Odilon Ribeiro, falando em nome de todos os prefeitos das cidades contempladas, destacou que essa política de investimento na agricultura familiar que o governador Reinaldo Azambuja adotou em seu governo traz benefícios diretos para os pequenos produtores de todas as regiões do Estado. “Ficamos muito felizes com as patrulhas destinadas à Aquidauana, é um reforço e tanto para a nossa agricultura familiar e às aldeias. É o governo presente e participativo no desenvolvimento da nossa cidade”, completou.

Na oportunidade, o prefeito Odilon aproveitando a presença do governador Reinaldo e da equipe da AGRAER, solicitou o apoio deles para a regularização fundiária e de documentação dos pequenos produtores. Segundo explicou o prefeito, os pequenos produtores precisam estar devidamente documentados para conseguirem vender seus produtos para a merenda escolar.

“Nossa merenda tem 30% oriundo da agricultura familiar de Aquidauana e de Anastácio. Porém, muitas famílias de Aquidauana estão produzindo, mas não conseguimos comprar pela prefeitura, pois eles precisam estar devidamente documentados conforme a legislação exige. Essas famílias precisam do apoio de vocês para se regularizarem e a prefeitura quer comprar na integralidade os 30% da merenda da agricultura familiar de Aquidauana”, pontuou o prefeito Odilon.

O governador Reinaldo Azambuja nessa semana entrega ao todo 296 máquinas e equipamentos para atender a agricultura familiar, totalizando um investimento de R$ 6,896 milhões. São 53 novos conjuntos agrícolas destinados à 40 municípios, dentre eles, Aquidauana.

“Ampliamos o apoio à agricultura familiar e aldeias indígenas entregando maquinários, equipamentos e insumos. São equipamentos importantes que ajudam a modernizar e facilitar a produção da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Nosso apoio não para por aqui, estamos buscando junto à ministra Tereza Cristina a regularização fundiária e a parceria para recuperação das estradas vicinais e municipais”, detalhou o governador.

Fonte: AGECOM