Aníbal Jaques Ricardo, 53 anos, foi preso em flagrante no final da manhã desta segunda-feira (18), após ser flagrado com um fuzil de uso restrito e munições em sua residência, na Vila Paraíso. A ação das equipes da Força Tática e da Radiopatrulha da Polícia Militar foi em cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão, expedido pela Comarca de Aquidauana.

De acordo com informações da Polícia Militar, os militares se deslocaram até a residência de Aníbal com o mandado, já que havia várias denúncias de que este estaria em posse de armamento pesado. No local, o suspeito atendeu as equipes e mostrou 19 munições sem marca aparente, que estavam guardadas em uma gaveta de seu guarda-roupas, alegando que ganhou de um amigo.

Questionado sobre possíveis armas e mais munições no local, o homem negou, mas as equipes cumpriram a ordem judicial e realizaram buscas no imóvel, encontrando em cima de seu guarda-roupas enrolado  em um pano, um Fuzil ‘Mosque Fal de ferrolho’ característico de calibre .30, de uso restrito, com capacidade para cinco munições.

O JNE conversou com um especialista em armas. Para se ter uma ideia, mesmo sendo um armamento antigo, o fuzil apreendido pode funcionar perfeitamente, tem um longo alcance, sendo capaz de derrubar um helicóptero. Este modelo era usado pelos alemães na 2ª Guerra Mundial. Atualmente este armamento de uso restrito é usado pelas forças armadas em treinamento e formaturas.

Além do Fuzil, foram encontrados dez munições calibre 38 dentro de um vaso de planta, munição característica de calibre 7.62 dentro de um copo, munição calibre 380, e mais quatro munições de calibre 7.62 dentro de outra gaveta guarda-roupas.

O homem que é proprietário de um motel na cidade, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, junto com a arma e munições, onde se encontra à disposição da Justiça. Aníbal já tem outras passagens pela polícia, inclusive por posse ou por ilegal de arma de fogo de uso restrito.