O presidente da Câmara Municipal de Anastácio, Lincoln Sanches Pellicioni, homenageou na noite desta terça-feira (12) durante sessão na Casa de Leis, os policiais militares da Força Tática, do 7° Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana, por terem evitado o suicídio de uma jovem de 24 anos, no Residencial Cristo Rei, em Anastácio, na noite do último domingo (10).

Em sua Moção de Congratulação, o vereador enalteceu o trabalho eficiente da equipe que, além de atender o chamado em tempo recorde, demonstrou perícia e agilidade em seus procedimentos, evitando que a vítima fosse a óbito, já que esta estava em estado final de suicídio. Os demais vereadores ressaltaram a importância da iniciativa em homenagear os policiais e fizeram questão de assinar o documento junto com o presidente.

Na noite do ocorrido, a guarnição foi acionada por populares, que perceberam que algo de errado acontecia na residência da vítima. Ao chegar no local, os militares viram uma jovem bem machucada caída no quintal inconsciente e outra pendurada a uma corrente dentro da cozinha, com a porta trancada, já desfalecida. De imediato quebraram a corrente e reanimaram e acalmaram a vítima até a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros.

Servir e Proteger

Além de combater crimes e prender criminosos, Policiais Militares do 7°BPM se mostram valorosos guerreiros de farda que dedicam suas vidas em prol da segurança pública, sendo dignos de sinceros agradecimentos. Não é a primeira vez que a PM evita suicídios, que com seu lado humano, várias vezes preveniu e aliviou o sofrimento de pessoas em desespero.

Rede de Prevenção ao Suicídio em Anastácio

O município conta com uma rede eficaz de prevenção ao suicídio, onde dois psicólogos ficam 24 horas à disposição para atender casos de tentativas e ideação. O trabalho funciona em conjunto com os Hospitais e Postos de Saúde que, quando recebem a vítima, de imediato acionam a equipe de psicólogos. Anastácio é pioneiro no serviço, inclusive os profissionais ministram cursos e palestras em outros municípios.

Além deste atendimento, a população conta com 7 psicólogos para atender em consultas, com atendimento diferenciado à crianças e adolescentes. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, investiu em materiais de ludoterapia, um tratamento que se vale de jogos e divertimentos, para aliviar angústias dos pacientes e detectar, através das atividades, casos graves como violência sexual.

Nesta ocorrência, as jovens envolvidas estão recebendo todo apoio da equipe da Rede.