A Polícia Civil de Anastácio realizou na manhã desta quinta-feira (21) em um frigorífico do município, o processo de incineração de entorpecentes – fruto de apreensões realizadas pelas Forças Policiais da região. Os servidores da Vigilância Sanitária acompanharam a ação, a pedido do delegado titular.

As drogas foram destruídas a uma temperatura de mais de 1.000ºC, conforme preconiza a legislação. O descarte do entorpecente foi realizado em forno de alta temperatura e com queima instantânea, sem afetar o meio ambiente e, consequentemente, as pessoas.

A destruição das drogas comandada pelo delegado de polícia, deve ser realizada na presença do Ministério Público e da autoridade sanitária, segundo a Lei Nº 11.343/2006. A legislação complementa ainda que a destruição deve ser feita por incineração.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Aline Cauneto, a presença do órgão Municipal no ato da incineração da droga deve-se ao fato de a Vigilância Sanitária estar diretamente ligada às questões de saúde pública. “É importante ressaltar que, com os órgãos competentes reunidos na ação e com o descarte correto do material, evitamos a degradação do meio ambiente e ainda realizamos um trabalho que não traz prejuízo à população”.