Os lutadores aquidauanenses, Victor Cardoso e Alisson Werk, participaram na Tailândia onde fizeram parte da delegação brasileira no Campeonato Mundial de Muay Thai, realizado na Ásia entre os dias 8 de 17 de março na capital tailandesa, Bangkok.
Participaram do Campeonato 47 seleções de diferentes países, a Confederação Brasileira de Muay Thai – CBMB, levou 57 atletas brasileiros de diferentes regiões do país.
O Campeonato contou com disputas acirradas e lutadores de alto nível brigaram ponto a ponto para levar aos seus países títulos de uma das maiores competições da modalidade no mundo.
O campeão mundial, Victor Cardoso, que disputou a categoria profissional 90kg, faturou a medalha de bronze, após perder para o representante do Irã.
A final da categoria 81kg foi entre o Líbano e o Brasil, o atleta Alisson Werk, da academia Team Vitão com sede na Princesa do Sul, ficou com o vice-campeonato.
Em entrevista ao JNE, os lutadores aquidauanenses enfatizaram o alto nível da competição e avaliaram como positiva a participação no Campeonato, “lutamos com os melhores e alcançamos ótimos resultados”, disse Victor Cardoso.
Questionados sobre os desafios de competições desse porte, os atletas enfatizaram que a disciplina e a dedicação são fundamentais para bons resultados.
O esporte é o mais popular na Tailândia, berço do Muay thai ou boxe tailandês, que envolve não só o corpo, mas exige também concentração de seus praticantes, inclui golpes de combate em pé, conhecido como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.
Aquidauana conta com a academia Team Vitão, que tem a frente o campeão Victor Cardoso como um dos instrutores e já tem reconhecimento pelo alto desempenho junto aos praticantes da modalidade. O Muay Thai vai muito além das lutas, a técnica proporciona maior flexibilidade, músculos mais definidos e menos gordurinhas, tudo isso em um treino para lá de agitado que começam com um aquecimento de corrida, polichinelos, saltos, alongamentos, flexões de braços, abdominais e agachamentos, até o confronto entre os participantes.
Pela terceira vez participando e vencendo no Mundial a academia Team Vitão, que está localizada na rua Manoel Antônio Paes de Barros, no bairro Guanandy é a única de Aquidauana e região a ser credenciada na Confederação Brasileira e Mundial de Muay Thai.
Os lutadores contaram com o patrocínio da Gasbras, através do empresário Claudinei e toda a diretoria da empresa.