Ao apito final, o placar apontava 1 a 0 a favor do Aquidauanense, mas a festa foi da torcida do Águia Negra, que conquistou o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense pela terceira vez. Apesar da derrota sofrida no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, na tarde deste domingo (21), o Rubro-Negro tinha vencido o primeiro jogo (2 a 1, em Aquidauana) e possuía a vantagem de dois resultados iguais por ter feito melhor campanha na competição. O Azulão, que viu se repetir o enredo de 2011, quando ficou a um gol do título, deixou o campo sob aplausos e teve uma postura que valorizou muito o grande feito do Águia Negra, que se iguala ao Ubiratan como maior campeão do interior do Estado.

Em um dia chuvoso, o técnico do Aquidauanense, Mauro Marino, levou a campo uma escalação ofensiva, já que seria necessário construir uma vitória por dois ou mais gols de diferença para ficar com o título. O Rubro-Negro chegou a assustar em uma cabeçada de Salomão, mas a primeira chance mais perigosa da partida foi dos visitantes, aos seis minutos, quando Agnaldo aproveitou uma sobra dentro da área e foi bloqueado na hora exata pelo defensor Virgulino. Os donos da casa responderam com Guilherme, em cabeçada à queima-roupa e interceptada de forma espetacular pelo goleiro Diego.

Por conta dos ânimos mais exaltados, o árbitro Marcos Mateus Pereira, que segurou os cartões nos primeiros 15 minutos, precisou distribuir amarelos para Jô, que discutiu com o técnico Rodrigo Cascca, e Cy, por reclamação no banco de reservas, pelo lado do Aquidauanense. Já o Águia Negra foi amarelado com Guilherme, que cometeu falta dura em Baiano. Embora o primeiro tempo tenha sido de poucas chances reais de gol, o Azulão era quem adotava mais a postura de controle da partida, criando a sua melhor oportunidade novamente com Agnaldo, que aproveitou um bate-rebate dentro da área e por muito pouco não abriu o marcador. O Rubro-Negro, posicionado para os lances de contra-ataque, teve suas melhores jogadas finalizadas por Guilherme, mas o goleiro Diego apareceu bem em todas elas.

Com Alex Faria no lugar de Jefinho, contundido, o Aquidauanense incendiou o confronto logo no primeiro minuto da etapa complementar, quando Agnaldo recebeu na área e abriu o placar, para a festa dos torcedores que lotaram o espaço destinado aos visitantes no Ninho da Águia. O empate por pouco não veio aos quatro minutos, após uma cabeçada que explodiu na trave do goleiro Diego. No entanto, parou por aí, já que o Águia Negra optou por uma postura mais cautelosa enquanto o Azulão criava jogadas em sequência de ataque, mas não as aproveitava. Mauro Marino colocou Gibran no lugar de Tiziu e Uélison Santana na vaga de Baiano, mas o primeiro mal teve tempo para mostrar o seu futebol, já que discutiu com Salomão e ambos acabaram expulsos pela arbitragem.

O clube de Aquidauana até tentou dar um sufoco no fim, mas o 1 a 0 permaneceu até o fim do confronto e não foi suficiente para evitar o título do Águia Negra, para alegria dos torcedores dos donos da casa, que invadiram o gramado após o apito que encerrou o campeonato e premiou o time mais regular da competição. Ao contrário do que acontece em alguns estaduais, os jogadores do Azulão permaneceram no gramado, receberam troféu de vice-campeão, medalhas e ainda saíram em meio à torcida do Águia Negra, que aplaudiu os adversários. O time do técnico Mauro Marino tentava uma inédita tríplice coroa, já que é o atual campeão da Série B e do Sub-19, tendo saído como o único clube a vencer os campeões no Ninho da Águia (duas vezes).

Já o Rubro-Negro volta a faturar o título depois de sete anos e ainda termina com o artilheiro do campeonato, Salomão, autor de 10 gols, além de ser o melhor ataque (34 gols marcados) e a melhor defesa (15 tentos sofridos), despontando como favorito desde o início da competição.

Águia Negra e Aquidauanense serão os representantes do Estado na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil 2020.

 

*Colaborou Aníbal Placêncio/Expresso MS

Fotos: Franz Mendes e Divulgação