O pagamento por aproximação está se tornando mais popular no Brasil. Isso é o que revela um levantamento feito pela Visa onde foi constatado um aumento de 18 vezes no uso da tecnologia, quando são comparados dezembro de 2018 e dezembro de 2017.

Os dados para 2018 da Visa também mostram que o Brasil possui mais de 80% de terminaisde transações (POS), que aceitam o pagamento por aproximação. Além disso, no período também houve um crescimento de 431% no uso de pagamentos com carteiras digitais dos celulares.

Entre as cidades onde a tecnologia por aproximação mais cresceu, São Paulo lidera o ranking com um aumento de 30 vezes, sendo seguida por Curitiba (25 vezes), Belo Horizonte (22,7 vezes), Belém (22,3 vezes), Porto Velho (21,5 vezes), Salvador (21,2 vezes) e Rio de Janeiro (21,1 vezes).

Comentando os dados do levantamento, o diretor executivo de produtos da Visa, Alessandro Rabelo, afirmou que em outubro de 2018, pela primeira vez, a Visa superou 1 milhão de transações mensais realizadas com a tecnologia de pagamento por aproximação no Brasil.

Segundo o executivo, esse crescimento mais que dobrou entre julho e setembro do mesmo ano. Assim, o pagamento por aproximação segue em rápido crescimento no Brasil. No entanto, em países como a Austrália mais de 90% de todas as transações presenciais da Visa já usam dessa tecnologia.

Assim, a empresa afirma que o uso do dinheiro caiu 16% com o crescimento dos pagamentos por aproximação no país. Vale lembrar que recentemente o Metrô do Rio de Janeiro começou a usar a tecnologia no pagamento de passagens e a novidade também tem se estendido para outras cidades brasileiras.