O sumiço de aproximadamente 100 quilos de cocaína do interior da Delegacia de Aquidauana, intriga as autoridades da Polícia Civil. O suposto crime teria sido descoberto na última segunda-feira (10). A droga estava acondicionada em um depósito utilizado para colocar os entorpecentes que são apreendidos em ocorrências e operações, dentro da Unidade Policial, perto das celas, que foi encontrado com a janela danificada.

A Polícia Civil em nota, por meio de sua Assessoria de Imprensa, não confirma que é cocaína, mas o JNE apurou que se trata de uma carga apreendida no município no final do mês de maio, em ação conjunta da Polícia Civil com a Polícia Rodoviária Federal, onde um traficante de 68 anos foi preso e um adolescente de 15 anos, apreendido. A droga teria saído de Corumbá e teria destino a São Paulo.

Carreta que foi apreendida com o carregamento de cocaína que foi furtada

A reportagem também apurou sobre o suposto envolvimento de um preso que seria retirado da cela da delegacia para efetuar serviços de limpeza na Unidade. O livre acesso dele dentro da Delegacia, poderia ter facilitado que articulasse o furto da cocaína, que tem alto valor no mercado. Mas a investigação não descarta o envolvimento de agentes no crime. O quilo da droga, pode valer mais de R$ 10 mil reais.

Ainda segundo a nota, no mesmo dia foi acionada a Corregedoria Geral da Polícia Civil, a qual é a responsável pelas investigações, mediante a instauração do respectivo inquérito policial e caso se confirme qualquer colaboração por parte de servidor Policial Civil na prática delituosa, serão instaurados procedimentos administrativos conforme previsão na legislação vigente.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, em entrevista a TV Record MS, classificou a situação como absurda. “Um absurdo! Serão tomadas todas as providências para apurar as circunstâncias do desaparecimento dessa droga, vamos apurar também a responsabilidade de por que essa droga não foi no tempo hábil incinerada ou removida para Campo Grande, e também a situação desse preso fazendo serviço de limpeza, já que isso não é autorizado. Desde o envolvido até aquele que não tomou providência, serão punidos criminal e administrativamente. A Corregedoria se encontra na cidade apurando e tomando providências, e se necessário servidores serão afastados”.

Confira a nota na íntegra:

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Assessoria de Imprensa, vem a público prestar os esclarecimentos necessários acerca de matéria veiculada pela imprensa local que noticiou o furto de substâncias entorpecentes apreendidas e custodiadas na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana/MS.

Na manhã de segunda-feira dia 10(dez) do mês e ano em curso, foi detectado por policiais civis lotados e em exercício na 1ª Delegacia de Polícia de Aquidauana/MS, a subtração de substância entorpecente a qual estava acondicionada em local disponível naquela unidade policial.

O Furto em questão ocorreu mediante as qualificadoras de escalada e arrombamento, sendo de imediato as providências adotadas acerca das comunicações necessárias e investigações para elucidar o crime, identificar sua autoria e apreender as substâncias subtraídas.

Em razão dos fatos, foram comunicados o Poder Judiciário, o Ministério Público e as Autoridades Policiais da administração superior visando a tomada de medidas necessárias para a completa apuração dos fatos.

No mesmo dia foi acionada a Corregedoria Geral da Polícia Civil, a qual é a responsável pelas investigações, mediante a instauração do respectivo inquérito policial e caso se confirme qualquer colaboração por parte de servidor Policial Civil na prática delituosa, serão instaurados procedimentos administrativos conforme previsão na legislação vigente.

Por questões de segurança orgânica e ainda para não atrapalhar as investigações, a Polícia Civil, não prestará neste momento informações acerca do tipo e quantidade de substância entorpecente subtraída.

Por oportuno a Polícia Civil ressalta que adotou e continuará adotando toda celeridade e transparência na comunicação com os órgãos envolvidos na busca do esclarecimento dos fatos e de sua autoria.

Toda comunicação acerca do ocorrido e em apuração será feita via ASSERICOM/PC/MS.