Durante abordagens à pedestres em Aquidauana na manhã deste domingo (16), equipe da Força Tática, do 7° Batalhão de Polícia Militar, retirou das ruas do município um foragido da Justiça e dois usuários de drogas.

De acordo com informações da Polícia Militar, no início da manhã, a guarnição estava em rondas pela Rua Giovani Toscano de Brito, próximo a Lagoa Comprida, quando percebeu que Sebastião Guiate, 65 anos, ao ver os militares, demonstrou nervosismo. Ao ser abordado, foi verificado no Sistema de Segurança, que havia um mandado de prisão em aberto em seu desfavor.

Já em patrulhamento pelo Jardim Aeroporto, a equipe abordou Nilson Filho, 22 anos, que ficou bastante alterado ao ver a viatura. Durante revista pessoal, foi encontrado uma porção de maconha no bolso da sua bermuda. O rapaz disse que era para seu uso pessoal e justificou que comprou em uma festa que estava acontecendo na cidade, de um traficante que está habituado a adquirir entorpecente.

No final da manhã, em rondas pela Rua Mario Guerreiro, no Bairro São Pedro, a guarnição percebeu que, um menor de 17 anos ao ver a equipe policial, jogou algo no chão. Ao ser abordado, alegou que seria um cigarro de maconha, que justificou ter encontrado junto com um relógio, em uma praça no Bairro Santa Terezinha.

A atual Lei Antidrogas (Lei 11.343, de 2006), permite que a pessoa seja presa pela posse da substância. A Lei definiu no art. 28 que é crime comprar, guardar ou transportar drogas para consumo próprio. Diante dos fatos, todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, para providências cabíveis.