O empresário e produtor rural Luiz Pedro Gomes Guimarães, que atuava como um assessor informal de Gilmar Olarte, depôs ontem (9) na sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), dentro da Operação Coffee Break. Luiz Pedro é produtor rural e, juntamente com Raimundo Nonato, foi um dos autores do pedido de instalação da Comissão Processante que resultou na cassação de Alcides Bernal.
“Eu nunca mantive conversas telefônicas com nenhum dos vereadores para compra de votos. Sou contra isso”, disse Luiz Pedro, ao negar que tenha negociado a cassação de Bernal. Ele reconheceu que dava conselhos na administração do ex-prefeito. “Dar opinião, eu dei. Mas não sei se ele seguiu.”
Luiz Pedro sempre esteve envolvido no meio político, já tendo sido candidato a vice-prefeito e a vereador. Ele, que falou com à imprensa ao chegar para depor na manhã de ontem, disse que não sabia se foi chamado para depor como testemunha ou investigado. Ele também confirmou que era amigo de Bernal, mas que ambos brigaram porque Bernal o teria tirado da presidência do partido. “Éramos amigos, mas Bernal tomou outro rumo. Usei meu conhecimento em Direito para trabalhar em benefício da cidade pedindo a Comissão Processante que acabou resultando na sua cassação.”
Para hoje estão agendados o depoimento do ex-governador André Puccinelli (PMDB) e de pelo menos mais um investigado, sendo que o ex-governador depõe na condição de testemunha . O Gaeco vai ouvir mais dez pessoas dentro da Operação Coffee Break, que apura a compra de votos para aprovar a cassação do mandato do prefeito Alcides Bernal (PP).