Torna-se cada vez mais urgente colocarmos em prática as ferramentas de Sustentabilidade.

Ações como: utilizar materiais de consumos descartáveis, separar adequadamente o nosso lixo, reaproveitar a água da máquina de lavar, aproveitar a água da chuva, investir em energia solar, entre outros… Muitas dessas ferramentas, já deveriam fazer parte da nossa cultura, principalmente pelos abundantes recursos naturais que o nosso país oferece. No cotidiano, estas ações devem se transformar em hábito. E com o passar do tempo se transformarão em dado cultural. Devemos colocá-las em ação, dentro de nossas casas, assim como dentro de nossas empresas. Tanto o cidadão comum, como os empresários que já despertaram para as questões ambientais, já perceberam, não só o fato de estarem agredindo menos o Meio Ambiente, mas também na economia que está acontecendo no final do mês. Portanto, concluímos que as questões ambientais estão diretamente ligadas.

Devemos pesquisar mais sobre a relação entre o Meio Ambiente e a Economia. Inovações científicas e tecnológicas são cada vez mais comuns, trazendo à sociedade, muitas oportunidades para se combater o descarte de Recursos naturais de até então. No caso da água, por exemplo. Utilizamos a água potável, para fins não potáveis. Desperdiçamos muito desse líquido precioso, ou em limpeza, ou em descargas dos banheiros. Sim, aquela água limpa, que inúmeras comunidades da África, ficariam felizes em poder ingerí-la. Jogamos fora, todos os dias com nossos dejetos humanos.

Nossos órgãos públicos, que deveriam servir como exemplo, utilizam muitos mil litros d’água para a limpeza de espaços imensos, com vários banheiros, de onde entram e saem muitas pessoas, todos os dias. Como solucionar este problema?

Em muitos estados do Brasil, já existem casos em que a coleta e o armazenamento corretos das águas pluviais, diminuíram em até 70% na conta de água.

 

 

 

 

 

SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA:

Muitas empresas, de diversos ramos, já começaram a desenvolver dentro de sua política, os processos sustentáveis. Como por exemplo, o uso de copos para café feitos de papel, a venda de sacolas retornáveis, o uso das lixeiras de separação do lixo, a utilização de Energia Solar, a Captação das águas pluviais entre outras ações.

Quais são as vantagens para uma empresa em trabalhar com projetos ambientais?
Atualmente, as empresas já começaram a modificar seus processos de produção. Por exemplo: se uma empresa era altamente poluidora, não colocava nenhum tipo de filtro de ar, agora ela já começa a produzir dentro desse padrão.

LEGISLAÇÃO

A NOSSA LEGISLAÇÃO MOTIVA AS EMPRESAS A MODIFICAREM SEUS COMPORTAMENTOS NÃO SUSTENTÁVEIS?
Muitos países têm Leis que incentivam as empresas a serem ecologicamente corretas, como por exemplo, aplicando multas, taxas, entre outras. Isto acontece para estabelecer algumas normas, para as empresas que estejam impactando o ambiente de forma negativa. Portanto, as empresas têm que seguir alguns parâmetros, para se adequar às leis federais, estaduais e municipais. Além disso, ainda tem o outro aspecto da diminuição dos lucros da empresa que não esteja de acordo com a legislação: se você paga multas por não estar de acordo com a lei, é uma verba perdida.
Apesar disso, não basta elas mais punem, que incentivam. Mas já é algum incentivo. Mesmo assim o poder público deveria adotar sistemas mais convincentes como redução de impostos, prêmios, etc. Estas medidas já fazem com que a sociedade as veja essas empresas comprometidas com o Meio Ambiente.

MARKETING

Percebemos que as empresas ecologicamente corretas se destacam no Mercado. Há uma preocupação muito grande por parte da população em mostrar que faz sua parte consumindo produtos sustentáveis. Fazendo com que as empresas também utilizem esta questão como uma poderosa ferramenta de marketing.

Aqui no Brasil, assim como em vários países, vários institutos oferecem prêmios a estas empresas que estão “antenadas” no Meio Ambiente. Sendo que mais cobiçado, atualmente é o Prêmio ISO 14000 (International Organization for Standardization) (Organização Internacional para Padronização). E este prêmio agrega valores imensuráveis a qualquer empresa, como por exemplo: Agrega valor à marca e a seus produtos, pois estará associada com seu nome uma imagem de organização que se preocupa com a natureza. Entre outras vantagens tributárias.
Além disso, em muitos casos existe ganho econômico, pois as empresas passam a reutilizar recursos (como água) e a utilizar energia elétrica, por exemplo, de forma menos agressiva ao planeta e isso se reflete na redução das contas mensais. Tem direito a esta certificação as empresas que seguem a legislação ambiental do país em que está inserida, afinal a certificação é realizada com base naquilo que o pais considera como correto.
O que as empresas devem saber é que a possibilidade do cliente comprar de uma empresa, ecologicamente correta é bem maior do que comprar de outra que não o é. Mesmo que os valores de seus produtos estejam mais caros do que o do concorrente que aparentemente não se preocupa.
CRISE ECONÔMICA

Quando estamos em busca de clientes, em nosso caso, oferecendo os nossos serviços de Consultoria e execução de projetos sustentáveis, tudo o que ouvimos são queixas a respeito da crise. Dizem que ainda não é o momento de investir neste tipo de negócio, por causa da crise. Penso que, se a empresa precisa cortar custos, devem começar pela conta de energia, que está muito alta, e ainda se espera mais reajustes a curto prazo, assim como a conta d’água, entre outros materiais de consumo, como copos de plásticos não recicláveis, por exemplo. Neste momento, se fala da crise o tempo todo. As pessoas estão paralisadas sem tomar decisões, com medo. O problema é que o medo as torna cada vez mais impotentes queixosas e sem criatividade. E uma família, ou empresa, que não deixa a criatividade entrar em ação, infalivelmente está fadada ao fracasso. Para que se consiga pensar numa solução viável, rápida, e o mais segura possível, devemos nos livrar do medo e dos pensamentos negativos que tomaram conta do coletivo. Fé é o caminho, mas sem a ação ela se torna vazia. As pessoas que sentem medo e sentem-se ameaçadas pela crise mundial, não sabem que se tomarem uma atitude positiva, e corajosa, logo em breve atrairá novos aliados, colaboradores que as ajudarão e as seguirão.

Enfim, para que possamos continuar com a economia em desenvolvimento, apesar da CRISE, basta tirar a letra S desta, transformando-a em CRIE!