O terremoto de ontem (16) à noite no Chile teve reflexos no Brasil, nas cidades de São Paulo, Santos, Campinas, Pouso Alegrre (MG), e até no Nordeste. Os tremores foram relatados por internautas nas redes sociais. A foto mostra imagens da destruição em um shopping na cidade de La Serena, no litoral chileno.

Os bombeiros da capital paulista escreveram no Twitter sobre as cerca de 50 chamadas recebidas relatando os tremores. Os jornalistas do site da Rádio Jovem Pan disseram, também no Twitter, que o “o prédio tremeu”.

O terremoto, de magnitude 8,3, ocorreu próximo a região de Valparaíso, no Chile, por volta de 19h54 (horário de Brasília), sacudindo prédios e fazendo as pessoas buscarem refúgio nas ruas, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do tremor foi a cerca de 55 km a oeste de Illapel e teve uma profundidade de 33 km.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu alerta de possível tsunami no litoral de Chile, Peru, Equador e Havaí (EUA). “Baseado em todos os dados, um tsunami pode ter sido gerado com o terremoto, e pode causar a destruição em regiões litorâneas distantes do epicentro”, diz o aviso.

Até a noite de ontem, pelo menos, cinco mortes já haviam sido confirmadas no Chile, segundo informa o Uol Notícias.

Da Redação
Foto: Reprodução/Twitter (@RodrigoVilchesM)