Com a presença de autoridades políticas, da área de trânsito, secretários estaduais e do Diretor-presidente do Detran/Ms, Gerson Claro Dino, foi aberta nesta sexta-feira (18), no auditório da Governadoria do Estado, a Semana Nacional do Trânsito.

Com o tema “Seja você a mudança no Trânsito”, à semana incentiva motoristas, pedestres e ciclistas a repensarem suas atitudes nas ruas e rodovias para preservar a vida. De hoje até domingo (20) o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) junto com diversos órgãos públicos, entidades e sociedade civil que apoiam o evento, vão promover ações educativas buscando mobilizar e conscientizar a população para mudar o comportamento no trânsito.

“Queremos despertar a consciência das pessoas, que a solução para reduzir os números de acidentes e mortes no trânsito está na mudança de comportamento individual de cada condutor”, disse Gerson Claro Dino, Diretor-presidente do Detran/Ms.

De Janeiro até o dia 18 de Setembro, foram registradas 56 mortes em Campo Grande, sendo que 29 mortes ocorreram no local e 27 no hospital. No ano passado foram registradas 86 mortes. “Nossa meta é reduzir o máximo, se possível zerar esses números”, frisou o Diretor-presidente do Detran/Ms. Gerson Claro Dino completou sua fala explicando que não basta fiscalizar, melhorar a engenharia e multar. “É preciso unir forças com toda a sociedade civil organizada nesse movimento que é de todos”.

A intenção do Departamento Estadual de Trânsito (Denatran) é conscientizar todos os atores que interagem nas ruas, ciclistas, pedestres e condutores para uma convivência mais harmoniosa e respeitosa, para que o Brasil diminui o número de acidentes que o coloca como a 5ª nação com o trânsito mais violente do mundo, com cerca de 45 mil mortes por ano.

Representando o Governador Reinaldo Azambuja, o Secretario de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, falou no seu discurso que a responsabilidade por um trânsito mais seguro não é um dever só do Estado, mas também de todo cidadão. “O tema da campanha seja você a mudança é muito pertinente, porque chama a responsabilidade da sociedade como um todo. A responsabilidade é minha, é sua, é nossa! Nesse sentindo a mudança tem que vir da consciência de cada um de nós”, finalizou.