Os profissionais dos Centros de Educação Infantil (Ceinf), de Campo Grande, ameaçam paralisar as atividades por falta de merenda. Na semana passada eles promoveram uma reunião quando pediram a colaboração dos pais, especialmente na doação de proteína (carne e frango). Caso não consigam a colaboração dos pais ou responsáveis, as creches devem permanecer fechadas por falta de alimentação.

A mãe L. C., que pediu para não ter seu nome divulgado, confirmou, à reportagem do JNE, a falta da merenda na creche frequentada por seu filho de 5 anos. “Todo ano é assim, falta merenda para as crianças e eu não acho justo que a gente tenha que mandar comida para a creche. A gente já paga muita coisa. Isso é obrigação da Prefeitura e não nossa. A creche só tem arroz, como vai ficar a situação das crianças? A gente tem que trabalhar, não dá pra ficar faltando porque eles entraram em greve”, reclamou.

O JNE também ouviu a secretária municipal de Educação, Leila Cardoso Machado. Ela diz que essas reuniões foram realizadas “sem a autorização da Prefeitura”. Segundo Leila, está sendo feita uma verificação e um remanejamento do fornecimento para dar continuidade à entrega. “Alguns Ceinfs já estão recebendo alimentação, inclusive proteína”, afirma.

Leila comenta que alguns fornecedores estão sem receber há seis meses e que isso é um problema da gestão passada. “Eles [a gestão Olarte] não tinham o menor controle sobre os pagamentos. O problema já está sendo resolvido, os fornecedores estão sendo pagos e a merenda está sendo liberada conforme esses pagamentos são feitos”, comenta. Entretanto, ainda não existe um prazo para que a situação seja totalmente regularizada.

Cristina Viduani
Foto: Divulgação