O Hemosul (Hemocentro Coordenador) convoca doadores de sangue devido ao baixo número de registros nos últimos dias, e também, pela proximidade do feriado prolongado.

A convocação é referente ao atendimento às demandas dos hospitais atendidos pela rede do hemocentro. Com a queda de doadores, o Hemosul chega a contabilizar apenas 60 doadores diários.

Demanda

Para atender à demanda dos hospitais são necessários pelo menos 120 doadores por dia. Mesmo com a capacidade ampliada, para o Hemosul 120 doadores mantêm as necessidades dos pacientes, exceto em algum caso de sangue raro ou internação de um número significativo de pacientes da mesma tipagem sanguínea.

Para doar sangue basta comparecer a uma das unidades munido de documento oficial com foto. O doador deve estar em boas condições de saúde, estar descansado, alimentado e pesar mais de 55 kg.

Recomendação

Recomenda-se, também, não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes de doar, não fumar 1 hora antes e após a doação, estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos no dia. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. (Foto e informações do Notícias MS)