Por Jhoseff Bulhões

O grupo alemão Volkswagen, envolvido recentemente em um escândalo de manipulação de testes de emissões poluentes, anunciou hoje (13) que vai reduzir em 1 bilhão de euros por ano os investimentos previstos para a marca. Em comunicado, o novo responsável da Volks, Herbert Diess, anunciou que o programa de poupança, que já está em curso, será executado de forma mais rápida.

Conforme Diess adiantou uma nova reorientação de estratégica da marca, com uma aposta clara nos veículos elétricos e uma nova estratégia para os motores a diesel, foco do escândalo de manipulação. “A marca Volkswagen vai se reposicionar para o futuro, tornando-se mais eficiente, oferecendo à gama de produtos novas tecnologias, acelerando o programa de eficiência”, acrescentou.

O novo responsável máximo da marca comprometeu-se a instalar nas fábricas de motores diesel a nova tecnologia SCR e AdBlue, na Europa e na América do Norte. A tecnologia SCR (do inglês Silicon Controlled Rectifier) permite eliminar grande parte das partículas poluentes dos motores a diesel, sendo obrigatória desde início de setembro em todas as marcas em circulação na Europa.