Gazeta Esportiva/JB

Apesar de ser o atual quarto colocado do Campeonato Brasileiro, o Santos vê na Copa do Brasil a grande chance da equipe de coroar a retomada da equipe neste segundo semestre com um título nacional e, assim, se garantir na Copa Libertadores de 2016, independente do que aconteça no Brasileirão. Nesta quarta, o Peixe encara o São Paulo no Morumbi com a cabeça voltada à conquistar um bom resultado, que o mantenha vivo para a segunda partida, mesmo em um cenário de derrota.

“Representa muita coisa. Título nacional, Libertadores, patrocínios… são várias coisas envolvidas. Fechar ano com dois títulos em uma temporada sem esperança, quando começou. Espero que dê tudo certo para comemorarmos no final do ano”, admite o Werley, titular no Peixe nas duas últimas partidas.

E o foco é tal que o alvinegro praiano deixa apenas para os torcedores o fato do time manter um tabu impossível de não ser citado em cima do rival desta quarta. Desde 2000, o time da Vila Belmiro não cai em um mata-mata contra o Tricolor. E na última vez que se encontraram em situação semelhantes foi na semifinal do Campeonato Paulista deste ano, quando novamente o Santos avançou.

“Copa do Brasil é outro campeonato. Isso ficou pra trás. São Paulo é um grande time. Se quisermos chegar à final, teremos que trabalhar muito bem”, alerta o zagueiro santista, evitando qualquer clima de ‘oba-oba’.

“Dois clubes grandes de uma mesma cidade (na verdade, mesmo Estado). Todos brigando pelo mesmo espaço. Quarta-feira é rivalidade em campo. Dois grandes clubes disputando uma vaga numa final. Tenho certeza que serão dois jogos duríssimos para nós”, avalia.

Talvez, o que mais cause preocupação para o Santos é o fato do jogo de abertura do confronto acontecer na casa são-paulina. Tão eficiente diante de seu torcedor, o Peixe faz uma péssima temporada como visitante. No Brasileiro, em 31 rodadas, o time conquistou apenas uma vitória fora de casa.

Por outro lado, nesta quarta o torcedor pode se apegar a um retrospecto favorável. É que particularmente na Copa do Brasil, o Santos tem isso muito como visitante. Até agora, só perdeu para o Sport, na Ilha do Retiro (2 a 1). Venceu o Londrina, empatou com o Maringá, bateu o Corinthians e também superou o Figueirense.

“Queremos vencer todos os jogos, mas nem sempre é possível. Nós sabemos da importância do gol fora de casa, e sempre jogamos muito compactos, consistentes, bem fechado entre ataque e defesa. Na Copa do Brasil tem dado certo e no Brasileiro não”, resume Werley, que pode perder sua posição na equipe com a recuperação de Gustavo Henrique, desfalque nas últimas partidas por causa de dores musculares.

Foto: Ricardo Saibun