por Ligia Baraldi

Foram 18 meses e mais de mil horas de dedicação e muito aprendizado, competências que resultaram no primeiro aplicativo desenvolvido por alunos da Fábrica de Software do Senac, em Campo Grande. O APP “Nova Ortografia” lançado esta semana, tem o objetivo de ajudar as pessoas a entenderem as mudanças em relação à nova ortografia. O aplicativo disponibiliza conteúdo teórico de forma resumida e de fácil entendimento gerando rápida fixação de forma menos maçante quanto a leitura e estudos.

No aplicativo o usuário pode responder questões de categorias como, trema, acentuação, ditongo e hífen, revisando as mudanças presentes no novo acordo da língua portuguesa. Poderão também se divertir por meio de um jogo de perguntas e, conforme a pontuação, aparecer no ranking do aplicativo. 01printaplicativo3

O professor do Senac MS, Marco Aurélio Dias de Oliveira conta que o projeto surgiu após detectarem uma demanda do mercado que carece ainda de softwares educacionais . “O setor tem muito laboratório de informática, mas poucos aplicativos. A ideia é um aplicativo para que professores encontrem apoio em sala”.

São 24 alunos na turma e ele garante que todos participaram efetivamente do lançamento do aplicativo. “O projeto é feito de forma colaborativa, então cada um recebeu uma responsabilidade e uma tarefa específica. É um trabalho todo em equipe”, conclui.

Uma das alunas da fábrica Jaqueline da Silva Pereira, de 23 anos, conta que no começo foi bem difícil, mas que logo se adaptou. “Eu fiquei responsável pela parte do layout e da elaboração das perguntas. A turma foi dividida e cada equipe elaborava perguntas de uma categoria. Fizemos bastante pesquisa para deixar o aplicativo completo”. Hoje Jaqueline afirma que quer cursar Ciência da Computação.

O Senac irá01aplicativo3 credenciar os professores para eles alimentarem o banco de dados, adicionando questões e trocando informações com os desenvolvedores do Software. O aplicativo tem mais de 800 questões cadastradas e prevê uma área aberta para que as escolas insiram perguntas para compor o banco de dados do programa. Quem tiver um dispositivo com Android pode baixar o APP gratuitamente, buscando no Google Play por “Nova Ortografia”.

Inscrições – A partir de segunda-feira (26) estarão abertas as inscrições para a próxima turma. Para se inscrever é preciso morar na capital, ter renda familiar per capita de até 2 salários mínimos, estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio ou 2ª fase da educação de jovens e adultos – EJA e ter conhecimento em informática básica. Podem participar jovens entre 17 e 24 anos. As inscrições devem ser feitas no Senac Campo Grande, na rua Francisco Cândido Xavier, 75, Centro. Menores de idade devem comparecer acompanhados de responsável.

Fotos: Divulgação