O evento reúne os líderes da representação sindical dos empresários do comércio de todo o país e convidados especiais, para discutir temas relevantes do setor, como terceirização, produtividade, modernização das relações do trabalho e custos trabalhistas.
Em meio às presenças confirmadas no evento estão, entre outras, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mendes de Mello, o jurista Ives Gandra Martins e o ex-ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.
Abertura foi um show
O ministro Marco Aurélio Mendes de Mello fez a abertura do segundo dia (29), às 9 horas. Em seguida, às 10 horas, Fernando Teixeira, do Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ), fez o ciclo de palestras magnas com o tema “Rotatividade e produtividade”. José Pastore, professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP), realizou palestra sobre “Modernização das relações do trabalho”. Finalizando os trabalhos da manhã de 29, o professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo Hélio Zylberstajn falou a respeito do “Impacto do custo trabalhista na produtividade das empresas”.
O terceiro e último dia do Sicomércio será hoje (30) e terá, às 9h50, o ex-ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que falará sobre “Desburocratização e empreendedorismo como alavancas do desenvolvimento”. Em seguida, às 11h10, o jurista Ives Gandra Martins abordará o tema “Substituição tributária”. A última palestra será de Eduardo Moreira, sócio-fundador do banco Brasil Plural, às 12h50, sobre “Ação sindical e o foco em resultados”.
A parte da tarde dos dois dias de trabalhos do evento será dedicada a debates com a participação das entidades sindicais, contando com mediadores convidados e tratando de outros temas relevantes para o setor, como, por exemplo, Código Comercial, Simples Trabalhista e Negociação Coletiva.