Gazeta Esportiva/JB

Lucas Lima vive seu melhor momento da carreira. Após ótimas atuações com a camisa do Santos, o jogador chamou a atenção de Dunga e agora figura entre as principais promessas da Seleção Brasileira, chegando a ser motivo de debates sobre se tornar titular com a camisa canarinho. Apesar de possuir características ofensivas, o jogador vem provando ao longo deste Brasileirão que é versátil e também tem pontos fortes na hora da marcação.

Atrás apenas do lateral Zeca, revelação das categorias de base do Santos, Lucas Lima é o segundo jogador que mais efetua desarmes certos durante as partidas. Só na atual temporada já foram contabilizados 63, à frente dos volantes Thiago Maia e Renato, além do zagueiro David Braz.

Categorizado como um jogador moderno, Lucas Lima também coleciona ótimas marcas no ataque, sendo um dos principais pilares do time. O atleta lidera as estatísticas de dribles certos, além de ser o segundo que mais faz lançamentos bem-sucedidos e o que mais sofre faltas. Visado dentro de campo, o meia parece não se abalar com as investidas dos defensores adversários.

Se Ricardo Oliveira é hoje o artilheiro do Campeonato Brasileiro e referência no ataque da Seleção, o camisa 9 deve muito de sua eficiência a Lucas Lima, segunda principal fonte de gols do Santos. Ele está entre os três jogadores que mais dão assistência para gols, atrás apenas de Victor Ferraz. Em finalizações, o meia é o que mais distribui bolas, gerando perigo à meta do oponente.

No próximo dia 12 de novembro o Brasil terá um de seus mais difíceis confrontos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, quando encara a Argentina no Monumental de Nuñez, fora de casa. Basta saber se Lucas Lima poderá manter sua sequência apresentada no Santos e contribuir com a Seleção, que vê em Neymar sua única válvula de escape.

Foto: van Storti/Santos FC