por Jhoseff Bulhões

O campo-grandense e cartunista do JNE, Emmanuel Merlotti (36) vai participar nesta semana do maior encontro de desenhista do País, o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) 2015. O evento acontece em Belo Horizonte (MG) e reunirá centenas de artistas e milhares de fãs dos quadrinhos.

Emmanuel conta que a paixão pelos desenhos começou na infância, ainda quando assistia as histórias pela televisão. “Foi por meio das histórias em quadrinhos que me tornei desenhista. Minha mãe conta que comecei a desenhar atrás do meu RG (Risos).  Hoje sou apaixonado por está profissão”, conta.

Enquanto muitos escolhem a profissão, com o desenhista aconteceu ao contrario. “Não fui eu que escolhi a profissão e sim ela que me escolheu”, comenta. O cartunista está no mercado há mais de 25 anos, seu primeiro emprego como profissional foi no antigo jornal Primeira Hora, foi por lá que consolidou a carreira artística e dai por diante os trabalhos não pararam. Hoje, é um dos mais requisitados do Estado.Emmanuel Cartonista (8)

“Nunca tive oportunidade de fazer curso, aqui em Campo Grande é muito carente de cursos voltado esse tipo de profissional”, explica Merlotti. Atualmente, o cartunista também trabalha por conta própria e em seu escritório, é por lá que ele desenvolve caricaturas, desenhos e outras atividades do ramo. Seus trabalhos também são expostos em shoppings e eventos da Capital.

Encontro

O encontro de desenhistas que acontece nesta semana, vai reunir cartunistas de vários lugares do País e até de fora. Segundo ele, o evento é a oportunidade dos artistas expor seus trabalhos e lucrar com a venda dos desenhos. “Essa feira é oportunidade de negócios e também para poder divulgar os meus trabalhos. Lá existe espaço para todos os artistas, é o evento mais importante da história de quadrinhos do País”, comenta.  Inclusive, o cartonista Will Eisnar, o pai dos quadrinhos, já esteve nas últimas edições da Feira.

Gibi

Emmanuel vai lançar no próximo ano um gibi com histórias em quadrinhos, durante a feira vai expor o pré-lançamento da revista para o público apreciar a prévia do livro. “Pela primeira vez que estou levando um trabalho meu para o evento. O personagem foi registrado em uma produtora, o lançamento acontece ano que vem”, ressalta.

Emmanuel Cartonista (4)Sinopse – A revista conta a história de Lázaro Hunter, caçador de recompensa que trava uma batalha solitária contra psicopatas e serial killers que infestam sua cidade.  Desligado há anos da força policial, Lázaro passou por conta própria a investigar sem as rédeas e a burocracia da lei.

Serviço- Outras informações sobre o artista podem ser obtidas pelo blog: www.emmanuelcaricatura.blogspot.com.br ou pelo telefone (67) 9233-7327.

Fotos: Warren Nabuco