por Rod Ostemberg

A terceira edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura começa amanhã (12) em Corumbá, com a participação de 1.253 atletas de todas as regiões do Brasil. A principal novidade este ano será a realização do Extreminho. alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) da cidade vão participar da competição na canoagem e corrida de trilha. As competições seguem até domingo, com as provas aquáticas no Rio Paraguai

De acordo com Paulo Duarte, prefeito e idealizador dos Jogos de Aventura, o Extreminho vai mostrar novas modalidades aos jovens da cidade: “Queremos, principalmente, ajudar na formação de esportistas, além de incluir comunidade local no evento, que já é um dos maiores do País”, afirmou.

O número de participantes tem crescido muito a cada ano, com o grau de dificuldades das provas e o cenário de belezas naturais do Pantanal atraindo atletas de ponta e amantes da natureza. As 300 vagas no mountain bike, por exemplo, foram todas preenchidas em poucas horas. As modalidades de corrida de trilha, stand up paddle, também, estão com a carga máxima de competidores.

Equipes de apoio vão garantir a segurança dos participantes em todas as provas; haverá pontos de entrega de água, acompanhamento de ambulâncias e profissionais de saúde por todo o evento, de acordo com a organização do evento.

Programação

Às 17 horas de amanhã acontece à entrega dos kits do Extreminho; será realizado o congresso técnico e o seminário de apresentação do projeto Escola Extrema. Na sexta-feira (13) o Parque Municipal Marina Gattass, na fronteira com a Bolívia, recebe a corrida de trilha do Extreminho. No período vespertino, no mesmo local, acontece a disputa da canoagem dos estudantes.

Ainda na sexta-feira, acontece a entrega dos kits e os congressos técnicos do stand up paddle (SUP), corrida de trilha, canoagem e corrida de orientação, que tem a primeira prova às 19h. No sábado (14) acontece à entrega dos kits e o congresso do Mountain Bike, maratona aquática e corrida de trilha.

A largada do SUP será às 9h na Baía do Tuiuiú (Rio Paraguai),  a 18km do Porto Geral da cidade. A canoagem começa às 15h; e a trilha às 16h, ambas no Porto Geral. No mesmo horário será dada a largada da segunda prova de orientação, no Morro do Cruzeiro.

O último dia de competições começa às 7h, com a largada dos ciclistas no Porto Geral. Às 8h30 a maratona aquática amadora, com distância de mil metros toma conta do rio Paraguai. A prova principal, de cinco mil metros, acontece às 9h15, com largada no Parque Marina Gattass.

Pantanal Adventure Race Championshisp 2015

O evento acontece hoje e amanha, em Corumbá, e, tal qual o Extremo, visa diversificar a atividade turística de Corumbá, solidificando e mudando o perfil econômico do Município. Corumbá também entrou no circuito dos esportes radicais, inicialmente com o Pantanal Extremo, e agora o Pantanal Adventure Race Championshisp, que terá a participação de 22 países.

Parceria

O governador Reinaldo Azambuja autorizou o repasse de R$ 145 mil aos organizadores da competição, que terá a participação de 33 equipes, sendo 11 brasileiras, e um percurso de 715 quilômetros, em diversas modalidades (mountain bike, carruagem e traking, entre outras). Azambuja anunciou que o Estado será parceiro de eventos como o Pantanal Adventure por entender, também, que oportuniza a divulgação positivamente, no mundo, do Pantanal e de Mato Grosso do Sul. (Com Assessoria)

Foto: Divulgação/Assessoria