Redação

Os agricultores de Mato Grosso do Sul atingiram no dia 5 de novembro o patamar de 76% da área que será cultivada com soja no ciclo 2015/2016, que deve atingir os 2,4 milhões de hectares, já semeada. O percentual foi divulgado na mais recente circular do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).

De acordo com o Siga, o trabalho segue em ritmo mais acelerado no sudoeste e sudeste de Mato Grosso do Sul, onde o percentual de áreas plantadas atingiu 86,9% do total previsto. Aral Moreira, inclusive, é citado como o primeiro município a encerrar a semeadura no estado neste ciclo e pelo outras cinco cidades da região: Amambai, Caarapó, Dourados, Laguna Carapã e Naviraí, tinham percentuais acima dos 90% até o fim da semana passada.

Em contrapartida, no norte e no centro do estado, o plantio ocorre em velocidade menor, de acordo com a circular. A média das regiões é de 51,4% do total semeado, mas quatro cidades tinham até o dia 5, percentuais ainda menores:  Camapuã (30%), Costa Rica (40%), Coxim (30%) e Pedro Gomes (mais de 30%).

O Siga atribui o atraso no plantio no norte e centro do estado estiagem das últimas semanas nestas regiões, o que reduziu a umidade do solo. No entanto, após as chuvas na última semana a expectativa é que os trabalhos evoluam rapidamente nos próximos dias. (Com informações do site Agrodebate)

Foto: Reprodução