Por Ligia Baraldi

Nascido de uma indignação há 10 anos, o livro “Colapso Econômico – A política de impostos no Brasil” foi lançado na nesta quinta-feira (19) em Campo Grande. O agente federal André Salineiro, era empresário na época e conta que sentia na pele a carga da tributação brasileira, e foi a partir disso que ele começou a esboçar o livro.

Em trecho da obra, André escreve “A revolta diante da nossa política de impostos talvez seja o único aspecto da esfera financeira que todos dividimos, dos mais pobres aos mais ricos. Somos todos presas aos olhos do leão”.

Algo interessante de se notar é que tópicos que ele começou a escrever há muitos anos, são atuais até hoje. “Tópicos dos quais eu escrevi dez anos atrás, se tornam originais até hoje porque não mudou praticamente nada do nosso código tributário, que é o mesmo de 50 anos atrás”, destaca.

IMG_2021

Muitas pessoas compareceram a noite de lançamento, e em meio a autógrafos e fotos, André ia explicando a análise do sistema tributário brasileiro que apresenta em sua obra. “O problema não é a nossa carga tributária alta, o grande problema é a falta de retorno social. Porque tem país, por exemplo, como os Estados Unidos, que arrecadam mais que a gente, o imposto de renda dos EUA chega a 51%, o nosso o máximo, alíquota é 27,5%. Só que lá você tem um retorno de bem estar social, então é essa a questão”.

Em linguagem simples, o livro convida o leitor a uma reflexão. “A tão sonhada reforma tributária só sairá do papel com pressão popular, participação incisiva da sociedade”, conclui.

Fotos: Warren Nabuco