por Jhoseff Bulhões

A Polícia Federal prendeu hoje (24) em um hotel de Brasília, o pecuarista José Carlos Bumlai, na 21ª fase da operação Lava Jato. A prisão é preventiva, que não tem data para vencer. Ele será levado para a Superintendência da PF, em Curitiba.

Bumlai deporia nesta terça na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), que investiga operações envolvendo o banco, por isso viajou a Brasília.

A 21ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Passe Livre. Foram expedidos 25 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva, além de 25 mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.

Ação é realizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. A Polícia Federal cumpre mandado desde a madrugada desta terça-feira.

Investigação

Os investigados nesta fase responderão pela prática dos crimes de fraudes a licitação, falsidade ideológica, falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, dentre outros que porventura venham a se confirmar.

Aqueles para os quais foram deferidas ordens de condução coercitiva serão ouvidos no município onde forem localizados, enquanto o preso preventivamente será transferido para a Polícia Federal em Curitiba (PR) onde permanecerá a disposição da Justiça.

Bumlai

O empresário e pecuarista Bumlai, tinha acesso ao gabinete de Lula durante os oitos anos em que o petista comandou o País. Os dois se conheceram em 2002, apresentados pelo ex-governador Zeca do Pt, e estreitaram a relação nos anos seguintes. (Com informações da Polícia Federal)

Foto: Gabriela Biló/ Estadão Conteúdo