por Jhoseff Bulhões

Cerca de 160 índios estão acampados em frente à Assembleia Legislativa, em Campo Grande.  Eles vieram de Sidrolândia, Miranda, Aquidauana, Dois Irmão do Buriti, e também, das aldeias urbanas da Capital.

De acordo cIMG_2812om o líder indígena, Vinicius Jorge Terena, o movimento deve permanecer acampado até 18h. Eles pedem o aceleramento da CPI das causas indígenas, que apura a questão dos assassinatos dos indígenas em Mato Grosso do Sul. Outra solicitação do movimento é o arquivamento da CPI do Cimi.

“Nós queremos que seja arquivado a CPI do Cimi. Porque eles (deputados) querem condenar o Cimi dizendo que eles incitam o crime”, explica.

Como forma de protesto, 289 cruzes foram colocadas na frente da entrada da assembleia, elas simbolizam a quantidade de mortes envolvendo índios no Estado. Uma parte dos protestantes está do lado de fora, enquanto alguns permanecem no saguão da AL.

ReuniãoIMG_2839

A comissão formada por lideranças de etnias terena e kadiwéu foi recebida na manhã de hoje pelos deputados Zé Texeira , Cabo Almi , Felipe Orro  e Antonieta Amorim . Os deputados chegaram a ligar para o governador Reinaldo Azambuja , mas foram informados que Brasília tem de resolver a questão.

Fotos: Warren Nabuco