por Avelino Neto

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), deflagrou através do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON) no início da manhã desta quinta-feira (26), em Três Lagoas, a operação integrada Divisa I, que conta com a participação das Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Polícia Militar Ambiental.

A ação que tem foco no combate e repressão aos crimes de roubos, furtos e tráfico de drogas na região do Bolsão, já cumpriu mandados de busca e apreensão. Estão sendo realizadas ainda blitz urbanas e bloqueios em estradas e pontos estratégicos a área rural, fiscalização do trânsito e ao comércio.

A operação teve início nas primeiras horas da manhã e em pouco tempo já havia apreendido mais de 100 quilos de entorpecentes como maconha, cocaína e crack. Ela será estendida a toda a região do Bolsão.

Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Juvenal Martins, a operação que começou às 5h, visa combater crimes registrados em regiões com saída para outros estados. A ação em Três Lagoas, que faz divisa com Estado de São Paulo, é expansão de outras ações já ocorridas em outras divisas e fronteiras em Mato Grosso do Sul.

Entres as apreensões ainda pela manhã, está uma carga de maconha e crack, encontrada espalhada em vários pontos de uma residência localizada no Bairro Vila Nova. Três pessoas foram presas no local e encaminhadas para a 1ª Delegacia.

Pessoas foram autuadas em flagrante e um adolescente autuado por ato infracional. Os policiais apreenderam ainda dinheiro falso, arma, veículos e cumpriu 12 mandados de busca em residências. Na primeira fase da operação constam flagrantes de tão furto de energia, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

A ação das forças policiais acontece em vários pontos de Três Lagoas, entre eles os Bairro Vila Nova, Ipacarí, Lapa e Vila Haro além de locais definidos como suspeitos. A Justiça expediu mais de 20 mandados de prisão e de busca e apreensão.

Esta é a primeira vez que o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira da Sejusp realiza ações na divisa de Mato Grosso do Sul com outros estados. É uma preocupação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, estender as operações do GGI-FRON nessas regiões, dadas as características geográficas e regionais.

O GGI-FRON

O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira foi instituído pelo Decreto Federal 7.496 de 8 de junho de 2011 e faz parte da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa o enfrentamento aos crimes transfronteiriços ou transnacionais.

Foto: Jornal do Povo