por Jhoseff Bulhões

A prefeitura lançou nesta quarta-feira (9), o projeto “Moto na Frente”, com objetivo de dar mais segurança para os motociclistas e evitar acidentes em Campo Grande.  Forma implantadas faixa de área de espera de motos na avenida Geisel até a rua Candido do Mariano, região central da Capital.

“O número de acidentes com de trânsito é um grande flagelo para a saúde pública com traumas decorrentes de acidentes com motociclistas. Nos estamos iniciando essa sinalização horizontal para tentar evitar acidentes e reorganizar o fluxo. È um projeto simples que dá certo já temos essa informação em outras cidades. Vamos tentar expandir para as avenidas de grande fluxo e bairros”, explica o prefeito.

Segundo o diretor de Trânsito da Agetran(Agência Municipal de Transporte e Trânsito)Carlos Alberto Pereira, esse projeto é baseado na resolução n°5550/2015 do Contran, onde permite em caráter experimental essa sinalização. Ele explica que essa medida visa diminuir o conflito gerado por condutores de moto e carros dando, mais segurança para ambos e para os pedestres.

“Esse projeto já foi implantado com sucesso em Fortaleza, São Paulo e ao José dos Campos. Essa medida pretender evitar acidentes principalmente colisão lateral. Só aqui em Campo Grande a Agetran registra 18 acidentes envolvendo motociclistas em Campo Grande”, ressalta Pereira.

Pereira comenta que a Agetran vai fazer por uma semana uma campanha educativa para os motoristas e motociclistas se conscientizarem sobre essa nova faixa de segurança. “ Nos vamos fazer uma avaliação durante 45 dias para saber sobre número de infrações , acidentes e se for positivo vamos expandir para outras vias como a Lúdio Coelho Martins. Tudo vai ser levado em conta a adaptação das pessoas, as avaliações dos próprios usuários”, explica.

Ele comenta ainda que a faixa para os motociclista é opcional ele pode ou não usar , mas caso o motorista ultrapassar a faixa de contenção será multado com infração média que está em volta de R$ 127 reais. (Com Assessoria)

Foto: Divulgação