Por Marcelo Varela

Uma forte chuva atinge há mais de uma hora a cidade de Paranaíba, a 413 quilômetros de Campo Grande, no sudeste de Mato Grosso do Sul, próximo à divisa com Minas Gerais. O volume de água é tanto que partes da cidade estão alagadas. Ruas e avenidas estão intransitáveis. Um registro feito por celular e repassado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp mostram que um carro foi tomado pela enxurrada.

Segundo informações de populares da região, o motorista saiu do veículo por conta da chuva. Ninguém ficou ferido. O volume de córregos da cidade não param de subir. Ainda não há informações de pessoas que estejam desabrigadas.

Ajuda

O Governo do Estado vai enviar ainda hoje (13) ajuda humanitária aos moradores do Assentamento Bela Manhã, localizado em Taquarussu, no sul do Estado, onde famílias ficaram ilhadas, sem comida e água, no início dessa semana. A Defesa Civil vai destinar 100 cestas básicas, 100 kits higiene, 100 kits limpeza e 100 caixas de água potável aos afetados. A prefeitura, em contrapartida, também fará entrega de mantimentos.

Na última segunda-feira (11), por causa da forte chuva que atingiu a cidade, a área rural de Taquarussu ficou isolada, sem acesso por terra. Desde ontem, o acesso já pode ser feito por terra, mas a situação ainda é grave. O caminhão que fará o transporte do material segue para o interior na tarde de hoje. Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), 40 fazendas também estão isoladas na região.

Rios

O Rio Aquidauana já atingiu, conforme atualização feita hoje cedo, 8,91 metros, quando o nível normal é de quase seis metros a menos. Na cidade de Aquidauana, ao menos 88 pessoas já estão desabrigadas ou desalojadas.

Em Dois Irmãos do Buriti, no distrito de Palmeiras, o rio já atinge a marca de 7,01 metros. Famílias na região também já foram afetadas por causa da cheia do Rio Aquidauana. (com informações Notícias MS)