Avelino Neto

Ao lado do ministro da Defesa Aldo Rebelo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) acompanha, nesta sexta-feira (12), em Dourados, a apresentação do projeto piloto em implantação do Sisfron – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. A apresentação ocorre na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, na Zona Rural da cidade.

A unidade do Exército sedia o projeto-piloto do Sisfron, inaugurado em novembro de 2014, divido em três subsistemas. O primeiro é o de sensoriamento e apoio à decisão, que compreende toda a parte de equipamentos de comando e controle fixos e móveis, radares, sensores, software de leitura de dados.

O segundo é o de apoio à atuação e corresponde a equipamentos individuais do soldado, veículos, embarcações e “tudo aquilo necessário para permitir que o Exército atue para conter as forças adversas”, explica um dos supervisores do projeto.

E o terceiro subsistema são as obras de engenharia, que incluem a construção de instalações físicas como garagem para os veículos e alojamentos para as tropas, além da reforma necessária para suportar o uso dos equipamentos eletrônicos adquiridos.

 Projeto-piloto

A maioria das unidades que compõem a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estão espalhadas na divisa com o Paraguai, em uma área de cerca de 600 quilômetros, no Mato Grosso do Sul. O projeto-piloto do Sisfron busca alcançar toda essa extensão. As autoridades militares esperam que a fase piloto termine em 2016. O Sisfron foi planejado para concluir sua execução em 10 anos, a partir de 2012, e alcançar quase 17 mil km da fronteira brasileira.

A expectativa é colaborar para a redução da criminalidade nas fronteiras com outros países, por meio da parceria entre o Exército e as diversas agências envolvidas com a segurança pública.

Participam do evento também embaixadores dos países árabes no Brasil e outras autoridades de Palestina, Arábia Saudita, Omã, Catar, Líbano, Marrocos, Tunísia, Iraque, Kuaite, Jordânia, Líbia, Mauritânia, Argélia, Emirados Árabes, Egito e Sudão, além do embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil, Nacer Alem.

O evento contará ainda com a presença do chefe de Assuntos Estratégicos do Exército Brasileiro, general de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas; comandante do Comando Militar do Oeste, general Paulo Humberto César de Oliveira; comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general de Brigada Rui Yutaka Matsuda.

Segundo o Ministério da Defesa, “a ideia é que as autoridades árabes vejam de perto o Sisfron, um arrojado programa de monitoramento da fronteira entre o Brasil e países vizinhos. Os 17 mil quilômetros de fronteira terrestre do País deverão ser monitorados com a instalação de estruturas militares e civis, voltadas, além da defesa e da segurança, para o desenvolvimento econômico e social na região”.

Com assessoria